Alexandre Pato voltou à seleção brasileira para ficar. Pelo menos, promete fazer tudo o que estiver a seu alcance para isso. O atacante do Corinthians concedeu entrevista coletiva no início da tarde desta terça-feira, falou da surpresa com a convocação para o lugar de Fred, cortado por contusão, agradeceu a Tite e ao clube paulista. Ele garantiu que inicia uma nova fase na seleção, que espera ser definitiva, a partir dos amistosos contra Austrália e Portugal.
"Desde as categorias de base sempre foi uma honra, uma emoção especial vestir a camisa da seleção. Estou aqui para dar uma sequência no trabalho e, quem sabe, disputar a Copa do Mundo", disse Pato. Se isso ocorrer, será sua primeira Copa. Uma recompensa para quem por pouco não foi ao Mundial de 2010, na África do Sul.
"Eu estava bem em 2009, mas em 2010 infelizmente começaram as minhas lesões e isso influenciou na minha não escolha (por Dunga) para a Copa do Mundo. Mas agora, embora faltem ainda tantos meses, eu tentarei aproveitar todas as oportunidades que tiver na seleção, como sempre fiz. Vou fazer o que puder para que possa jogar a Copa do Mundo aqui no Brasil."
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
Pato, que completou 24 anos na segunda-feira, agradeceu ao Corinthians e particularmente ao técnico Tite por seu crescimento no futebol, e a consequente convocação. "Sou novo ainda, tenho 24 anos e muita coisa para aprender. Estou numa fase ainda de adaptação nessa volta ao futebol brasileiro. Mas o Tite tem me ajudado muito. Na Europa, eu não aprendi a marcar tanto como estou aprendendo aqui", exemplificou, comparando sua experiência no Milan com os oito meses que está no clube paulista.
Esse aprendizado ele colocará à disposição de Felipão. Pato disse que, se o técnico precisar, na seleção pode jogar tanto pelo lado do campo como mais enfiado. "Eu venho jogando na lateral do campo e tenho me saído bem. Vai depender do Felipão. Se ele me quiser do lado ou na frente, estou pronto para ajudar."
SURPRESA - O atacante admitiu que recebeu com surpresa sua convocação. Estava em casa com os pais, comemorando o aniversário, quando recebeu um torpedo de um dos assessores do Corinthians. "Eu estava deitado com meus pais, a gente conversava, quando recebi a mensagem. Não estava acreditando, pois não tinha nada oficial. Mas meia hora depois veio a confirmação. Fiquei superfeliz e meus pais quase perderam a viagem para a cidade deles (Pato Branco, no Paraná) por causa da comemoração."
Alexandre Pato deu a entrevista ao lado de Jô, a quem conhece desde as seleções de base e que deve ter a preferência para substituir Fred. Mas o atacante do Atlético-MG prefere ser moderado "Ninguém tem cadeira cativa na seleção. Tenho de continuar fazendo o meu trabalho bem feito", disse. Admitiu, porém já estar à vontade na seleção. "Me sinto muito bem aqui. Fui bem recebido e já estou ambientado."
A seleção treina a partir das 15h30 no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, em Brasília. Neymar já se apresentou e treinará. Mas Daniel Alves e Hulk estão fora. O lateral do Barcelona foi cortado por causa de uma tendinite no tornozelo direito e o atacante do Zenit em função de uma lesão muscular na coxa