Porto e Valencia saíram na frente, nesta quinta, nos seus confrontos de oitavas de final da Liga Europa. Em um dos duelos mais aguardados desta fase da competição, na Cidade do Porto, o time português foi mais eficiente e derrotou o Napoli por 1 a 0. Já o clube espanhol fez melhor e derrotou a surpresa Ludogorets Razgrad, na Bulgária, por 3 a 0.
No estádio do Dragão, o Porto mostrou que está em recuperação após a demissão do técnico Paulo Fonseca. Em seu segundo jogo no comando, o ex-interino Luís Castro colocou o time no ataque e o resultado foi uma enorme pressão portuguesa no primeiro tempo. Se não fossem boas defesas do goleiro espanhol Pepe Reina, a equipe da casa já estaria na frente no placar antes do intervalo.
Para a segunda etapa, o Napoli voltou com uma postura mais ofensiva e três boas chances foram criadas. Na melhor delas, o centroavante Higuaín chutou rasteiro e o goleiro brasileiro Hélton, ex-Vasco, fez grande defesa. Neste primeiros 10 minutos, só os italianos jogaram. Aos 12, o Porto conseguiu o gol da vitória com o atacante colombiano Jackson Martínez, em chute cruzado e rasteiro no canto esquerdo de Reina.
Leia mais:
Herói do Flamengo é de Mandaguari, homem de confiança de Filipe Luís e é fã de Arrasca
Ratinho flagra produção assistindo jogo da seleção brasileira na Globo
Flamengo é salvo pela base, vence Cuiabá e segue com sonho do título
Palmeiras vence Bahia com gol no VAR em final dramático e cola no Botafogo
Na Bulgária, o Valencia tratou logo de evitar nova surpresa do Ludogorets, que nas fases anteriores já havia ganhado de PSV Eindhoven, da Holanda, e Lazio, da Itália. Com tranquilidade, fez dois gols ainda no primeiro tempo com Barragan e Cartabia. Na segunda etapa, Senderos fez o terceiro e deixou a classificação bem encaminhada ao espanhóis.
Também nesta quinta, na Suíça, Basel e Red Bull Salzburg fizeram um bom jogo, com um pequeno domínio dos austríacos, mas o placar ficou no empate por 0 a 0. A rodada de volta das oitavas de final será na próxima quinta.