O treinador Muricy Ramalho vai aproveitar a ausência de Adriano (vetado, assim como Rafael Galhardo, pelo departamento médico) para aumentar o poder ofensivo do Santos contra o já rebaixado Figueirense, neste sábado, às 19h30, na Vila Belmiro, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro. No lugar do volante entra o argentino Pato Rodríguez para ser o segundo meia-armador, com liberdade para chegar à frente e ajudar André e Neymar. O time precisa da vitória para apagar a má impressão que ficou da derrota de virada diante do lanterna Atlético Goianiense na rodada passada, após a brilhante atuação na goleada por 4 a 0 contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Enquanto a maioria dos jogadores já está com a cabeça nas férias, Neymar vai entrar em campo motivado porque o jogo deste sábado será a sua primeira oportunidade para ele dar a volta por cima após ter sido notícia no mundo inteiro pela cobrança bisonha do pênalti no amistoso do Brasil contra a Colômbia, nos Estados Unidos.
Até o apagado João Pedro, que apenas faz número no elenco santista, aproveitou para zoar o maior craque brasileiro do momento, nesta sexta-feira. Antes de o rachão começar, o meia, valendo-se da amizade com companheiro dos tempos das seleções da base, colocou a bola sobre uma peça plástica e imitou a cobrança, chutando a bola nas alturas. Todos riram, inclusive Neymar e Muricy Ramalho, que estava fora do campo.
Leia mais:
Palmeiras supera maior vilão da temporada
Herói do Flamengo é de Mandaguari, homem de confiança de Filipe Luís e é fã de Arrasca
Ratinho flagra produção assistindo jogo da seleção brasileira na Globo
Flamengo é salvo pela base, vence Cuiabá e segue com sonho do título
"Isso é que legal. O companheiro brincou e Neymar levou numa boa", afirmou o treinador, pouco depois. "O cara (Neymar) não se abate com nada. Se amanhã (sábado) tiver um pênalti, ele pega a bola e se apresenta para bater", acrescentou, antecipando-se à pergunta sobre a possibilidade de mudança do cobrador no Santos.
O jogo poderá ser o último da temporada do time na Vila Belmiro porque o clube voltará a ser julgado pelo STJD, na próxima quinta, em razão das moedas atiradas no meia Paulo Henrique Ganso na derrota frente ao Bahia, no fim de agosto. Como a pena prevista no artigo em que o clube foi denunciado é de perda de um a 10 mandos, em caso de condenação o clássico contra o Palmeiras, na última rodada, em 2 de dezembro, será transferido pela CBF para um estádio a 100 ou mais quilômetros de distância de Santos.
A contusão de Adriano dá nova oportunidade para Pato Rodríguez justificar a sua contratação para ser o substituto de Paulo Henrique Ganso. Depois que o Santos foi passado para trás pelo Corinthians na corrida por Martinez, que era do Vélez Sarsfield, Patito foi descrito como um jogador "diferente", parecido com Conca, ex-Fluminense.
Porém, depois de alguns jogos no Santos o meia mostrou que é mais um carregador de bola, com pouca qualidade na armação e que raramente chuta no gol. "Acho que ele sentiu um pouco a pressão de jogar num clube da grandeza do Santos", disse Muricy Ramalho.
No lugar de Rafael Galhardo (edema na coxa esquerda) retorna Bruno Peres, que era o titular da posição até o jogo o Náutico. O antigo titular, que ficou parado durante cinco meses por causa da fratura no dedinho do pé esquerdo, com a lesão muscular corre o risco de voltar a atuar só em 2013.