O Santos resistiu à pressão inicial do Botafogo, que finalizou três vezes na trave do goleiro Rafael somente no primeiro tempo, reagiu após o intervalo e venceu o time carioca por 2 a 0, nesta quarta à noite, no Engenhão. A equipe contou com a participação direta de Felipe Anderson nos lances decisivos, chegou aos 38 pontos e ficou muito distante do risco de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. André e Miralles marcaram os gols.
Desfalcado de Neymar, que está na seleção, o visitante se recuperou após três rodadas em que havia somado apenas dois pontos (perdeu para Portuguesa e empatou com Grêmio e Internacional). Já o Botafogo, estacionado nos 40 pontos, sofreu a terceira derrota seguida e praticamente deixou escapar a possibilidade de terminar a competição entre os quatro primeiros para sonhar com uma vaga na Libertadores.
A pequena torcida do Botafogo presente ao estádio, inquieta e revoltada, pediu a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira. Mas o treinador não teve culpa quando Elkeson cabeceou a bola na trave aos 18 minutos de jogo, e o mesmo atleta, após tabela com Seedorf, viu o travessão evitar o gol pouco depois. Oliveira também lamentou que um chute forte do lateral Lucas tenha novamente acertado a trave.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
O panorama da partida mudou radicalmente na etapa final. O Santos passou a dominar o Botafogo e a criar várias chances. Felipe Anderson cobrou escanteio aos 8 minutos, Ewerton Páscoa desviou de cabeça e André completou quase em cima da linha de gol. Logo depois, Felipe Anderson deu passe preciso para Miralles entrar na área e fechar o placar.
O Santos poderia ter ampliado em mais três ataques. Mas o goleiro Renan, substituto de Jefferson, também na seleção, evitou a goleada.