Apesar de perder o técnico Pep Guardiola, o Barcelona conseguiu manter praticamente todo o seu elenco principal para a temporada 2011/2012. Saiu apenas Keita, que se transferiu para o futebol chinês. Assim, para manter o nível da temporada anterior, precisava fechar com apenas um reforço. E acertou exatamente com Alex Song, o seu preferido para a vaga aberta no meio-campo.
"Song era o nosso primeiro da lista. Ele é habilidoso e tático. É bom com a bola e muito aplicado. Ele tem experiência em alto nível competitivo e sabe como cooperar com nossa alta pressão e a grande exigência", comentou o diretor esportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta.
O camaronês de 24 anos, contratado por 19 milhões de euros junto ao Arsenal, foi apresentado pelo Barcelona nesta terça-feira, um dia depois de chegar ao clube e participar inclusive da festa de apresentação do elenco, no Camp Nou.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
Na nova equipe, ele poderá atuar com Lionel Messi, ídolo dos seus dois filhos. Por isso, não pensou duas vezes antes de aceitar a proposta. "Eu rapidamente disse sim. Estou muito feliz de estar aqui. É um grande dia para mim e minha família. Estar disponível para jogar no melhor clube do mundo é uma oportunidade única na vida", disse ele, em entrevista coletiva.
Song chega ao Barcelona disposto a ser versátil como era no seu antigo time. "No Arsenal eu jogava em duas posições (zagueiro central e volante). Estou pronto para jogar onde for necessário", disse ele, afirmando que não pretende disputar posição com Busquets, "o melhor em sua posição".
Além dele, o clube catalão contratou o lateral-esquerdo Jordi Alba, do Valencia, que chega para a vaga aberta por Maxwell (que saiu na janela do começo do ano) e pela condição de saúda de Abidal. Marc Muniesa, Jonathan dos Santos, Martín Montoya e Marc Bartra foram promovidos do time B.