O Grêmio sabia que a possibilidade de o atacante Vargas não ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em razão da sua expulsão contra o Criciúma, era mínima. O objetivo era evitar que ele pegasse 12 jogos de suspensão, o que aconteceu. No julgamento realizado na tarde desta sexta-feira, o chileno foi punido com quatro jogos de suspensão. O volante Matheus Biteco, também expulso contra o Tigre e julgado pelo STJD, foi punido com uma partida. Como já cumpriu esse jogo, ele poderá atuar no Gre-Nal deste domingo.
A dupla respondia pelo artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - praticar agressão física durante a partida -, cuja pena vai de quatro até 12 partidas. A tendência é que o Grêmio busque diminuir a punição de Vargas, o que pode acontecer em caso de recurso junto ao STJD. Como ele já havia cumprido um jogo de suspensão, o camisa 17 terá mais três pela frente.
Já Biteco, que também cumpriu a suspensão automática pelo cartão vermelho recebido contra o Tigre, está liberado para atuar no Gre-Nal deste domingo, na Arena, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Grêmio conseguiu desqualificar a agressão de Biteco relatada na súmula, o que evitou uma punição maior.
Leia mais:
Veja quem doou para vaquinha da Arena do Corinthians
Luxemburgo repensa futuro no futebol, mas diz: 'Sempre fiz gestão'
Com dupla em alta, Corinthians pode garantir vaga na Libertadores
Volante e meia se apresentam e Londrina EC treina com 19 jogadores
Vargas já estava fora do Gre-Nal deste domingo mesmo antes do julgamento, já que teve uma lesão no tornozelo direito confirmada na última quinta. A outra baixa gremista para o clássico 397 é o apoiador Zé Roberto, também lesionado.