A Confederação Sul-Americana de Futebol, entidade responsável por gerir o futebol sul-americano e suas competições, divulgou nesta quarta-feira a atualização do seu ranking de clubes filiados. E o Corinthians voltou a melhorar sua posição em relação à última parcial, pulando da terceira para a segunda colocação, com 382,2 pontos. Clube já havia ultrapassado o Barcelona (ESP) em outro ranking.
A subida do Timão ainda é consequência da conquista do Mundial de Clubes da Fifa que, no critério da Conmebol, acrescenta 140 pontos na tabela de classificação. Agora, apenas a Universidad de Chile (1º), com 454,95 pontos está à frente do Alvinegro de Parque São Jorge. Os chilenos são líderes do ranking há algum tempo. Vale lembrar que será essa mesma Conmebol quem julgará o Corinthians, que pode continuar sem público nos jogos em casa da Libertadores - já atuou de portões fechados diante do Millonarios, da Colômbia, na última quarta-feira.
Além do Corinthians, outros brasileiros figuram no "top 10" do ranking, são os casos de Santos (365,4 pontos), Internacional (5º, com 351,78) e São Paulo (7º, com 287,36), que melhorou sua condição com o título da Copa Sul-Americana. Já outros brasileiros estão algumas posições abaixo que os seus rivais. Fluminense, em 15º, e Grêmio, em 16º, são os melhores na sequência.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Como funciona o ranking: O ranking da Conmebol contabiliza a participação dos clubes nas últimas cinco edições dos torneios internacionais considerados oficiais pela entidade: Libertadores, Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e Mundial de Clubes.