O Tupi-MG levou o título do Campeonato Brasileiro da Série D - a quarta divisão nacional - de 2011. Neste domingo (20), o time mineiro venceu o Santa Cruz-PE por 2 a 0, no estádio do Arruda, no Recife, no segundo jogo da decisão. O destaque positivo ficou novamente por conta da torcida da equipe pernambucana, que lotou o estádio, com 54.815 torcedores, e mesmo com a perda do título cantou de forma entusiasmada assim que o árbitro apitou o final do jogo.
No confronto de ida, em Juiz de Fora (MG), na semana passada, o Tupi já havia vencido por 1 a 0. Assim, o time mineiro conquista o seu primeiro título nacional da história. Além dos finalistas, os outros dois clubes que conquistaram o acesso para a Série C foram o Oeste-SP e o Cuiabá-MT.
Precisando da vitória para conquistar o seu primeiro título nacional, o Santa Cruz sempre buscou o gol. Fez isso no primeiro tempo, de forma mais cautelosa, e mais intensamente na segunda etapa. No final sofreu dois gols seguidos, em dois minutos, em contra-ataques.
Leia mais:
Presidente do Santos comenta negociação para repatriar Neymar
Marquinhos vê porta aberta a Neymar e pede que torcida não abandone seleção
Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local
Luxemburgo diz que não quer mais ser treinador e explica motivo
O ditado de "quem não faz, toma" começou a aparecer aos 35 minutos do segundo tempo. Henrique cruzou para dentro da área e Alan finalizou para abrir o placar para o Tupi. Se já estava ruim, ficou ainda pior aos 37. Henrique chutou e a bola passou por baixo do corpo do goleiro Tiago Cardoso para desespero dos torcedores do Santa Cruz. O sonho tricolor estava derrubado em apenas dois minutos.
Após o segundo gol, alguns torcedores já começaram a deixar o Arruda, mas a maior parte da torcida permaneceu nas arquibancadas e fez uma linda festa pelo acesso do time à Série C, depois de três anos - desde 2009 - disputando a quarta divisão do futebol brasileiro.