A Uefa aprovou nesta sexta-feira o novo formato para apontar os cabeças de chave a partir da próxima Liga dos Campeões. A entidade decidiu que os integrantes do pote 1 do sorteio serão os campeões das sete ligas mais bem ranqueadas da Europa, mais o último campeão do torneio continental.
Até a edição deste ano, os cabeças de chave da Liga dos Campeões são as equipes mais bem classificadas no ranking da Uefa. A lista é formada através dos desempenhos dos clubes nas últimas temporadas, independentes de quais países são.
Se o novo formato fosse aplicado já na edição atual da Champions, os cabeças de chave seriam os campeões de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Ucrânia, mais o Real Madrid. Caso uma equipe seja campeã da Liga dos Campeões e do seu campeonato nacional na mesma temporada, a oitava vaga no pote 1 vai para a oitava liga do ranking. Atualmente seria o campeão russo.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
No último sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, os cabeças de chave foram Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Benfica, Atlético de Madrid, Arsenal e Porto. No critério do ano que vem, o pote 1 seria formado por Real Madrid, Atlético de Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Juventus, Benfica, PSG e Shakhtar Donetsk.