O meia Valdivia e outros quatro jogadores foram suspensos por dez partidas pela Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP). Jean Beausejour, Gonzalo Jara, Carlos Carmona, Arturo Vidal e o jogador do Palmeiras não poderão defender a seleção chilena nos próximos jogos por indisciplina.
Afastados da equipe pelo técnico Claudio Borghi, em novembro, eles foram punidos por conta da postura, considerada "inadequada", apresentada na véspera das partidas contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2014.
Segundo o treinador, os cinco jogadores chegaram atrasados e alcoolizados à concentração da seleção chilena na véspera da partida contra o Uruguai, disputada no dia 11 de novembro.
Leia mais:
Veja quem doou para vaquinha da Arena do Corinthians
Luxemburgo repensa futuro no futebol, mas diz: 'Sempre fiz gestão'
Com dupla em alta, Corinthians pode garantir vaga na Libertadores
Volante e meia se apresentam e Londrina EC treina com 19 jogadores
Valdivia e os demais atletas poderão recorrer da decisão ou pedir um indulto após cumprirem metade da pena estipulada. A suspensão começa a contar do amistoso com o Paraguai, nesta quarta-feira, em solo chileno. A punição também prevê uma multa aos jogadores.
Claudio Borghi, que chegou a pedir uma pena mais branda aos atletas, não descartou convocar os jogadores ao fim da suspensão. "Vamos ver se alguns deles ainda têm o desejo de voltar [à seleção do Chile]", declarou.