Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Duelo de craques

Van Persie tenta mostrar que pode levar Holanda à final

Agência Estado
09 jul 2014 às 08:33

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Maior artilheiro da história da Holanda, com 46 gols em 89 jogos, o centroavante Robin van Persie tem nesta quarta-feira a oportunidade de mostrar que sua espetacular atuação na primeira rodada do Mundial não foi episódica. Os dois gols que marcou contra a campeã mundial Espanha, na inesperada goleada por 5 a 1, deram a impressão de que ele disputaria a condição de artilheiro e até de melhor jogador da competição.

Não que Van Persie não possa ainda alcançar essas glórias. Mas está há dois jogos e uma prorrogação sem marcar gols. Tem desperdiçado chances e ficado em posição de impedimento em demasia. Contra o México, na difícil vitória por 2 a 1 pelas oitavas de final, chegou a ser substituído por Klaas Huntelaar, que mudou a história do jogo, ao dar o passe para o primeiro gol e fazer o segundo, de pênalti, já nos acréscimos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A menos de um mês de completar 31 anos - o aniversário será em 6 de agosto -, o artilheiro do Manchester United disputa a terceira Copa do Mundo consecutiva. Sua estreia na seleção laranja ocorreu em 4 de junho de 2005, nos 2 a 0 aplicados na Romênia pelas eliminatórias da Copa de 2006.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com 29 gols em 2024

Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro

Imagem de destaque
Sem alvos definidos

Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início

Imagem de destaque
Famosos

Veja quem doou para vaquinha da Arena do Corinthians

Imagem de destaque
Moderno

Luxemburgo repensa futuro no futebol, mas diz: 'Sempre fiz gestão'


Naquele Mundial, quando atuou nos quatro jogos da Holanda, Van Persie fez um gol de falta na vitória contra a Costa do Marfim (2 a 1). Em 2010, apesar da excelente campanha da seleção, vice-campeã, marcou apenas um gol, contra Camarões. Ele chegou à competição ainda convalescente de grave contusão no tornozelo. Isso influenciou seu rendimento em uma competição de alto nível.

Publicidade


Ao estrear na Copa atual, Van Persie fez o gol de empate da Holanda, uma cabeçada precisa, que impressionou pelo salto acrobático e pelo toque com perfeição que encobriu o goleiro Casillas. É até agora um dos mais bonitos gols do Mundial. O centroavante fez também o quarto gol, em que demonstrou oportunismo ao roubar a bola do goleiro distraído.


No jogo seguinte, contra a Austrália, o artilheiro marcou seu terceiro gol, na vitória por 3 a 2. E parou aí. Suspenso por ter recebido dois cartões em dois jogos, Van Persie não atuou contra o Chile. Voltou ao time nas oitavas, contra o México, onde teve atuação regular e saiu para a entrada de Huntelaar. Nas quartas de final, jogou o tempo inteiro e a prorrogação contra a Costa Rica. Participou dos ataques, dividiu com Robben as atenções da defesa adversária e perdeu chances, como aos 46 minutos do segundo tempo, ao acertar o travessão costa-riquenho em chute que ainda foi salvo em cima da linha pelo jogador Tejeda.


Nascido em Roterdã, o canhoto Van Persie começou no Feyenoord e se transferiu em 2004 para o Arsenal, da Inglaterra. Em 2012, foi considerado melhor jogador do Campeonato Inglês. Naquele ano, vinculou-se ao Manchester United. Mais uma vez, Van Persie chegou ao Mundial do Brasil fora das condições ideais. Em março, machucou o joelho esquerdo. Até hoje sente o problema, tanto que é pouco exigido nos treinamentos pelo técnico Louis van Gaal.

Nesta terça, não acompanhou os companheiros na ginástica e corridas durante o treinamento realizado no estádio do Pacaembu. Depois de conversar com Van Gaal no centro do gramado, acompanhado de um preparador físico e do defensor Janmaat, fez apenas exercícios físicos à parte. É uma precaução que vem sendo tomada desde quando os holandeses chegaram ao Brasil. Van Gaal creditou o treino à parte de seu capitão a "problemas estomacais".


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade