Os brasileiros Alison e Emanuel perderam nesta quinta-feira a disputa da medalha de ouro do vôlei de praia da Olimpíada de Londres ao caírem diante dos alemães Brink e Reckermann. A derrota foi por 2 sets a 1, com parciais de 23/21, 16/20 e 16/14.
Foi o segundo revés seguido de uma dupla brasileira em finais olímpicas. Em 2008, Márcio e Fábio Luiz ficaram com a medalha de prata em Pequim ao perderem o jogo decisivo para os norte-americanos Rogers e Dallhauser.
Ouro em Atenas, em 2004, ao lado de Ricardo, Emanuel perdeu a chance de entrar para o seleto grupo de atletas brasileiros com dois títulos olímpicos ao lado de Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Robert Scheidt (vela), Torben Grael (vela), Marcelo Ferreira (vela), Giovane (vôlei) e Maurício (vôlei). Ele também foi bronze em Pequim, em 2008.
O primeiro set foi equilibrado do início ao fim e a maior vantagem que uma dupla impôs à outra foi de dois pontos. Alison e Emanuel erraram mais (sete pontos cedidos, contra três dos alemães), mas ainda assim cresceram nos momentos cruciais e tiveram dois set points a favor. Mas Emanuel atacou para fora e em seguida Reckermann aproveitou um contra-ataque para fechar em 23 a 21.
O saque forte de Alison entrou no segundo set e logo de cara os brasileiros abriram dois pontos de vantagem. Mais ligado, Emanuel chegou até a encarar Brink, que havia comemorado um ataque de forma provocativa. Os alemães perderam a frieza e também começaram a errar, com direito até a dois toques em levantamento de Brink. Emanuel levantou a arena ao acertar um contra-ataque quase sentado, para desespero dos alemães, que reclamaram de um quarto toque brasileiro no lance. A diferença chegou a ser de sete pontos e a parcial foi definida em 21 a 16 em um erro de saque de Reckermann.
Os brasileiros começaram o tie-break abrindo 2 a 0 em uma bela largada de canhota de Emanuel, mas os alemães viraram para 7 a 5. A dupla verde-amarela reagiu e empatou, mas Reckermann bloqueou Emanuel e os alemães voltaram a colocar dois pontos de frente em 9 a 7. Emanuel caiu de rendimento, errou dois ataques seguidos e o prejuízo chegou a 12 a 8. Os brasileiros tiveram força para chegar ao empate em 14 a 14, mas um ataque para fora de Emanuel definiu a derrota. Alison reclamou que a bola caiu sobre a linha, mas foi ignorado pelo árbitro, que nem quis conferir a marca na areia.