O segundo dia de apresentações do adestramento confirmou a eliminação da brasileira Luiza Almeida. A amazona de 20 anos, montando Pastor, havia se apresentado na quinta e somado 65.866 pontos, o que acabou não sendo suficiente para colocar o conjunto na segunda etapa desta competição do hipismo.
Como o Brasil não conseguiu classificar equipe no adestramento, a disputa de Luiza era contra um grupo restrito de competidores. Para a segunda fase vão os conjuntos das sete melhores equipes (de dez participantes) e 11 conjuntos que competem individualmente ou de times que não conseguiram avançar de etapa.
De qualquer forma, pelo menos em pontos, o desempenho dela foi melhor do que em Pequim, quando, aos 16 anos, marcou 60.833 pontos. Na ocasião, porém, ela terminou em 39.º. Desta vez, ficou em 47.º, à frente de apenas duas três competidores, um deles desclassificado.
O melhor conjunto desta fase foi da britânica Charlotte Dujardin, montando Valegro. Por equipes, a liderança é da Grã-Bretanha, seguida da Alemanha e Holanda. O japonês Hiroshi Hoketsu, 71 anos, competidor mais velho dos Jogos, terminou em 40.º e não avançou para a segunda etapa.