Se na vitória sobre a Rússia, na terça-feira, o saque funcionou a ponto de receber elogios do sempre exigente Bernardinho, nesta quinta o desempenho foi totalmente inverso. O serviço brasileiro só entrou no primeiro dos quatro sets disputados na derrota para os Estados Unidos. No total, os americanos fizeram nove pontos nesse fundamento, quatro a mais que os brasileiros.
"Nós perdemos a paciência, erramos demais e sacamos abaixo [do esperado]. Acho até que o time perdeu um pouco de vida", considerou Bernardinho, em entrevista ao SporTV na saída da quadra. "Tem muita coisa para consertar."
O treinador brasileiro, conhecido pelas reclamações constantes, teve um momento agudo de fúria - inédito em Londres - no quarto set com Lucão, que não conseguiu defender um saque que resvalou na fita e caiu ao lado do central. Bernardinho explodiu em gritos e xingamentos, com os olhos fixos no jogador, que se escondeu atrás de uma toalha.
"Algumas coisas nossas, que a gente consegue fazer bem, não funcionaram. Faltou um pouquinho para a gente", disse o líbero Serginho. "Ninguém gosta de perder, mas o campeonato segue. Temos que pensar no próximo adversário."
O Brasil volta à quadra no sábado, às 18h (de Brasília), contra a Sérvia. Uma vitória praticamente dá à equipe de Bernardinho a classificação para as quartas de final.