A China encerrou as disputas do badminton, neste domingo, 5, com uma campanha quase perfeita na modalidade. Das 12 medalhas que podia conquistar, só não levou quatro, ficando com as outras oito, incluindo todas as cinco de ouro que foram colocadas em jogo na Wembley Arena.
Depois, na decisão de duplas, vitória tranquila de Haifeng Fu e Yun Cai sobre os dinamarqueses Mathias Boe e Carsten Mogensen por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/15. O bronze ficou com Jae Sung Chung e Yong Dae Lee, da Coreia do Sul, que venceram a disputa pelo terceiro lugar contra uma dupla da Malásia.
A campanha da China só não foi brilhante no badminton pelo vexame protagonizado por Xiaoli Wang e Yang Yu nas duplas femininas. Elas fizeram ''corpo mole'', visando a derrota contra uma dupla sul-coreana, para não enfrentar outra parceria da China nas quartas de final e acabaram expulsas dos Jogos.
Na chave masculina isso não se repetiu, o que fez que uma dupla chinesa fosse eliminada sem medalha. As outras duas únicas frustrações, que impediram um desempenho perfeito da China, foram com Jin Chen, eliminado por um sul-coreano na chave de simples masculina, e Xin Wang, que ficou sem o bronze entre as mulheres porque saiu machucada da disputa do terceiro lugar.
O badminton chega ao fim nos Jogos de Londres com a Dinamarca sendo a segunda força da modalidade, com uma prata e um bronze. Japão e Malásia tiveram uma prata cada e Índia, Coreia do Sul e Rússia ganharam um bronze. Das 15 medalhas em jogo, a maioria - oito - ficou com a China.