Muitos brasileiros chegaram a Londres favoritos à medalha e decepcionaram. Outros não eram cotados, mas voltam para casa com um pódio olímpico no currículo. Dezesseis dias depois da cerimônia de abertura, Rubens Donizete vai competir no ciclismo mountain bike neste domingo e avisa que a torcida não deve esperar que seja ele o responsável por trazer a 17.ª medalha olímpica para o Brasil em Londres.
"Não dá ainda para sonhar com a medalha. A vaga só foi conquistada em maio, o que nos deixa em desvantagem em relação aos adversários. Enquanto a maioria deles estava se preparando para Londres, a gente ainda brigava pela classificação. Mas estou me empenhando para ficar entre os dez melhores da prova", disse o brasileiro, um dos 50 a largar, neste domingo, às 9h30 (de Brasília)
"Sei das dificuldades, em função da força dos participantes. Todos são ciclistas experientes. Já competi com alguns deles e sei que posso superá-los", analisou o atleta que foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
A meta é evoluir em relação ao 21.º lugar obtido nos Jogos de Pequim, quatro anos atrás. "Agora, estou muito mais experiente e motivado do que em Pequim", avisou o brasileiro, que completa 33 anos na próxima terça-feira.