Sem sobressaltos, o brasileiro Thiago Pereira avançou à decisão dos 200 metros medley, nesta quarta-feira, ao marcar o quarto melhor tempo das semifinais. Na disputa pelo ouro, na tarde de quinta, ele terá a concorrência de velhos conhecidos, os norte-americanos Ryan Lochte e Michael Phelps e o húngaro Laszlo Cseh, os mesmos que enfrentou nesta mesma prova nas últimas duas olimpíadas.
Motivado pela medalha de prata nos 400 metros medley, Pereira fez uma boa prova em sua série, com 1min57s45, e bateu em segundo lugar, atrás apenas de Cseh, com 1min56s74. "Gostei da prova, alcancei o objetivo de hoje que era estar na final. A prova foi bem nadada. Fiz o tempo que eu queria, dentro dos planos", comentou o brasileiro, em entrevista à Sportv.
O melhor tempo das semifinais ficou com Ryan Lochte, atual medalhista de bronze na prova, com 1min56s13. Bicampeão olímpico em Atenas/2004 e Pequim/2008, Phelps fez o terceiro tempo, com 1min57s11. Cseh, dono da prata há quatro anos, ficou com o segundo tempo geral das semifinais.
Desta forma, os resultados colocaram novamente frente a frente os nadadores que decidiram as medalhas desta prova nos dois últimos Jogos Olímpicos. "São os adversários de sempre, na terceira olimpíada seguida. Acho que em nenhuma outra prova houve essa repetição. Mas estou satisfeito de fazer parte desta geração", afirmou Thiago Pereira.
O brasileiro busca sua primeira medalha olímpica nesta prova, que é sua especialidade, após ficar em quarto lugar, em Pequim, e em quinto, em Atenas. Já Henrique Rodrigues não conseguiu avançar à final. Ele foi o quinto colocado em sua série, com 1min59s58, e apenas o 12º no geral - somente os oito primeiros entram na briga pela medalha de ouro.
A final desta quinta também reunirá os principais rivais dos 400 metros medley, vencido por Lochte nesta edição dos Jogos. Thiago Pereira ficou com a prata, enquanto o japonês Kosuke Hagino, com vaga na final dos 200m medley, foi bronze. Phelps amargou o quarto lugar. A prova ainda contará com o sul-africano Chad le Clos, que surpreendeu ao bater o supercampeão olímpico nos 200 metros borboleta, na terça-feira.