Medalhista de bronze no último Mundial de Boxe, Esquiva Falcão estreou bem na categoria médio (até 75kg) dos Jogos de Londres. Nesta quinta-feira, o brasileiro se classificou para as quartas de final da Olimpíada ao vencer Soltan Migitinov, do Azerbaijão, por 24 a 11.
De bye na primeira rodada, o brasileiro estreou apenas na segunda rodada da Olimpíada. Agora, Esquiva Falcão está apenas uma vitória de garantir uma medalha. A única conquista do boxe brasileiro na história da Olimpíada foi há 44 anos, com o bronze de Servílio de Oliveira nos Jogos da Cidade do México, em 1968.
Nesta quinta-feira, Esquiva Falcão dominou o primeiro round e conseguiu encaixar vários golpes, principalmente em contragolpes, e venceu por 8 a 3. Com a larga vantagem obtida no começo do combate, o brasileiro pôde lutar com tranquilidade no segundo round, vencido por 7 a 5.
Assim, Esquiva Falcão iniciou o último round ganhando por 15 a 8. No terceiro round, o brasileiro continuou bem superior a Migitinov, fez seis pontos a mais do que o oponente (9 a 3) e triunfou por 24 a 11 para avançar no torneio olímpico de boxe.
O adversário de Esquiva Falcão nas quartas de final será o húngaro Zoltan Harcsa, que nesta quinta-feira superou Mujandjae Kasuto, da Namíbia, por 16 a 7. Essa luta será realizada na segunda-feira e está previsto para as 17h45 (de Brasília).