Estrela do esporte britânico, Tom Daley está na final da plataforma 10 metros dos saltos ornamentais nos Jogos de Londres. Aos 18 anos, ele carrega nas costas a responsabilidade de ser, desde a Olimpíada de Pequim, há quatro anos, uma das grandes esperanças de medalha para a Grã-Bretanha em casa.
Daley é o primeiro da lista de atletas que foram formados pelos britânicos especialmente para conquistar medalha nos Jogos de Londres. E, logo ele correspondeu, sendo, aos 14 anos, o mais jovem dos saltos ornamentais em Pequim, e também o caçula de toda a delegação do seu país naquela Olimpíada. Depois, confirmou seu protagonismo sendo campeão do Mundial de Roma/2009.
Competindo em casa, com o Parque Aquático sempre lotado para vê-lo, Daley falhou em conquistar uma medalha na plataforma sincronizada junto com Peter Waterfield, terminando aquela disputa no quarto lugar. Agora, subir ao pódio na prova individual passou a ser quase uma obrigação para o garoto.
Mas é bom os britânicos começarem a se acostumar com a ideia de que isso pode não acontecer. Na semifinal deste sábado, ele foi o quarto colocado, com 521.10 pontos, muito atrás dos dois chineses que lideraram e também do norte-americano David Boudia, que passou em terceiro, com 10.000 pontos a mais. Único brasileiro na prova, Hugo Parisi foi o penúltima da fase eliminatória (quando o britânico foi o 15.º) e acabou eliminado.