A seleção dos Estados Unidos segue firme na luta pelo pentacampeonato olímpico no basquete feminino. Nesta quinta-feira, pelas semifinais, as norte-americanas se classificaram para a decisão dos Jogos de Londres com a vitória sobre a Austrália por 86 a 73, em partida disputada na North Greenwich Arena.
Os Estados Unidos dominam o basquete feminino nos Jogos Olímpicos desde Atlanta, em 1996, quando derrotaram a seleção brasileira na decisão. A partir de Sydney, em 2000, as conquistas sempre foram contra a Austrália, o que não acontecerá neste ano. Em Londres, as norte-americanas vão duelar com o vencedor da partida entre Rússia e França, que será disputada ainda nesta quinta-feira. Já a decisão está marcada para sábado.
Tina Charles fez 14 pontos e conseguiu 10 rebotes para os Estados Unidos. Diana Taurasi também anotou 14 pontos. A australiana Elizabeth Cambage foi a cestinha da partida com 19 pontos, enquanto Lauren Jackson somou 17 rebotes e 14 pontos.
Apesar da derrota desta quinta-feira, a Austrália deu trabalho e dificultou o triunfo das norte-americanas. As australianas venceram o primeiro quarto por 22 a 20, ampliou a vantagem antes do intervalo e terminou o segundo período ganhando por 47 a 43.
A reação dos Estados Unidos se deu no terceiro quarto. As norte-americanas viraram o placar e começaram o quarto decisivo vencendo por 65 a 59. Em vantagem, garantiram a vitória por 86 a 73 e a classificação para a final do basquete feminino em Londres.