Uma das maiores esperanças de medalha do Brasil no atletismo dos Jogos Olímpicos de Londres, Fabiana Murer decepcionou neste sábado (4), ao ser eliminada já nas qualificatórias do salto com vara. Campeã mundial do ano passado e também indoor em 2010, ela nem chegou à final da prova e encerrou a competição na 14.ª posição.
A brasileira escolheu só começar a saltar quando a prova chegou a 4,50m. Na primeira tentativa, falhou, só passando a vara no segundo salto. Depois, quando a meta passou para 4,55m, Fabiana Murer errou os dois primeiros saltos.
Quando foi realizar o terceiro, ela já estava em 13.º na classificação geral, o que indicava que 12 atletas haviam saltado 4,55m antes dela. Mesmo assim, Murer escolheu saltar a barra a 4,55m, o que ainda a deixaria em 13.º, fora da zona de classificação.
Fabiana tentou a corrida uma vez, sentiu o vento contrário, e desistiu. Voltou a fazer isso logo em seguida, mas o tempo gasto na preparação para os dois saltos abortados a fez estourar o limite de tempo para o salto. Assim, ela perdeu o direito de fazer a terceira tentativa, parou mesmo nos 4,50m, e acabou eliminada, em 14.º lugar.
Essa foi a segunda grande decepção seguida de Murer em uma Olimpíada. Nos Jogos de Pequim, em 2008, ela também era candidata ao pódio, mas foi prejudicada pelo sumiço de uma de suas varas durante a competição, fato que tirou a sua concentração, atrapalhou a sua performance e impediu que ela conquistasse a medalha. Naquela ocasião, acabou terminando no discreto décimo lugar.