O torneio feminino de basquete da Olimpíada de Londres definiu nesta terça-feira seus quatro semifinalistas. Estados Unidos, Austrália, Rússia e França confirmaram o favoritismo que tinham nas quartas e seguem na briga pela medalha de ouro. Norte-americanas e australianas farão o confronto mais esperado, enquanto russas e francesas correm por fora na briga pelo título. As duas partidas acontecerão nesta quinta.
No primeiro jogo desta terça, as norte-americanas não tiveram dificuldade para atropelar o Canadá por 91 a 48, no duelo mais fácil destas quartas. Diante de um adversário frágil, os Estados Unidos aproveitaram para rodar bastante o time. No fim, a cestinha foi Diana Taurasi, com 15 pontos em 23 minutos na quadra.
Nas semifinais elas não deverão ter a mesma facilidade, já que enfrentarão a Austrália. A seleção da Oceania também não teve trabalho para derrotar a China nesta terça. A pivô Liz Cambage, que ficou famosa por ter conseguido nestes Jogos de Londres a primeira enterrada feminina da história da Olimpíada, foi o destaque da vitória por 75 a 60, com 17 pontos e sete rebotes.
As quartas de final do torneio reservaram emoções apenas para as duas últimas partidas. A Rússia teve muita dificuldade, mas conseguiu vencer a Turquia por 66 a 63. As turcas ainda tiveram a chance de empatar o jogo e levá-lo para a prorrogação, mas Vardarli errou o arremesso de três a poucos segundos do fim. Pelo lado russo, o destaque ficou por conta da norte-americana naturalizada Becky Hammon, que marcou 19 pontos.
No último jogo da noite, novamente muita emoção. Primeira colocada do Grupo B, o mesmo do Brasil, a França ia perdendo para a República Checa, quarta no Grupo A, até o último período, mas com uma vitória por 30 a 17 no período conseguiram a classificação. No fim, o placar 71 a 68 consagrou a grande atuação da armadora Celine Dumerc, que anotou 23 pontos, seis assistências e quatro rebotes. Agora as francesas enfrentam as russas.