Líder do ranking mundial, o suíço Roger Federer não decepcionou nesta quinta-feira, segurou o potente saque do norte-americano John Isner e avançou à semifinal do torneio de simples masculino de tênis da Olimpíada de Londres. O principal cabeça de chave da competição ganhou por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6.
Por uma vaga na decisão, Federer terá pela frente o argentino Juan Martin del Potro, nono do mundo, que nesta quinta-feira superou o japonês Kei Nishikori também por 6/4 e 7/6. O suíço tem histórico amplamente favorável diante de Del Potro: 12 vitórias em 14 partidas. Perdeu, entretanto, um dos confrontos mais importantes, a decisão do US Open em 2009.
Mesmo com oito aces na partida, Isner não conseguiu segurar Federer, atual campeão de Wimbledon. O norte-americano resistiu até o 4/4 do primeiro set, quando o suíço aumentou a pressão e conseguiu a única quebra do jogo. A etapa final também seguiu equilibrada até o tie-break, quando o número 1 do mundo assumiu o controle e fechou em 7/5.
Depois de um início complicado de torneio, quando superou o colombiano Alejandro Falla por 2 a 1, Federer parece ter engrenado e não cedeu mais nenhum set na competição - antes de Isner, derrotou também o francês Julien Benneteau por duplo 6/2 e o usbeque Denis Istomin por 7/5 e 6/3. Agora, encara Del Potro em busca de seu primeiro título olímpico em simples.