O jornal L'Equipe, o principal diário esportivo da França, revelou na sua edição desta sexta-feira que o corredor francês Hassan Hirt, que competiu nos 5.000 metros, testou positivo em exame antidoping e foi expulso dos Jogos de Londres pelo Comitê Olímpico da França.
De acordo com o L'Equipe, a amostra de urina de Hassan Hirt colhida pelo Federação Francesa de Atletismo no dia 3 de agosto - uma semana atrás, portanto - indicou a presença do hormônio sintético eritropoietina, mais conhecida como EPO, que eleva a quantidade de hemoglobina no sangue. Com isso, a substância permite o aumento na capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue e melhora a performance.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou, nesta sexta-feira, não saber do caso - até porque o teste foi feito fora dos Jogos de Londres. Mas confirmou que o atleta teve sua credencial retirada pelo comitê francês.
O atleta de 32 anos competiu quinta-feira em Londres, participando das eliminatórias dos 5.000 metros. Mas ele foi apenas o 11.º de sua série e não avançou à final da prova, que acontece neste sábado.