Japão e México garantiram vaga na semifinal do futebol masculino da Olimpíada de Londres, neste sábado, e lutarão por uma vaga na decisão da competição. A seleção japonesa foi a primeira a avançar no dia ao bater o Egito por 3 a 0 no Estádio Old Trafford, em Manchester. Em seguida, no tradicional palco de Wembley, na capital inglesa, os mexicanos sofreram bem mais do que o time oriental, mas passaram pelo Senegal por 4 a 2, com dois gols na prorrogação, para seguirem vivos no torneio.
No duelo realizado diante dos egípcios no Estádio do Manchester United, o Japão abriu o placar já aos 14 minutos do primeiro tempo com um gol de Nagai. Após bola lançada pela direita, ele se antecipou ao goleiro e um defensor, que bateram cabeça, e apenas tocou para o gol vazio. E a vida do Egito começou a se complicar ainda mais aos 41 minutos, quando Saadeldin Saad foi expulso após cometer uma falta dura sobre Manabu Saito.
Com um homem a mais em campo, os japoneses garantiram o triunfo por 3 a 0 na etapa final com dois gols de cabeça, um de Yoshida, aos 33, e outro de Otsu, aos 38. Eliminado, o Egito foi derrotado por 3 a 2 para o Brasil em sua estreia nesta Olimpíada, em um jogo no qual a seleção brasileira chegou a fazer 3 a 0.
Já no tradicional Estádio de Wembley, o México parecia que iria encaminhar com facilidade a sua classificação à semifinal, depois de Enriquez abrir o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, após passe de Giovanni do Santos, e Aquino ampliar aos 17 da etapa final, após cochilo da zaga.
Porém, o Senegal, com muita força física, partiu para o ataque e descontou com Konaté aos 24, após completar de cabecear um cruzamento perfeito da esquerda. Em seguida, já aos 31, os senegaleses empataram com novo gol de cabeça, desta vez de Baldé após escanteio batido pela esquerda.
Após o gol, o time africano pressionou em busca do terceiro, mas o México segurou o placar e levou a disputa para a prorrogação, na qual a equipe do Senegal cometeu duas falhas fatais. Aproveitando dois recuos de bola errados para o goleiro senegalês em que a zaga bateu cabeça, Giovanni dos Santos fez 3 a 2, aos 8 minutos da etapa inicial, e Herrera decretou o 4 a 2, aos 4 do período derradeiro.
A outra semifinal do futebol masculino da Olimpíada de Londres irá reunir o vencedor do confronto entre a seleção brasileira e Honduras contra o ganhador da partida entre Grã-Bretanha e Coreia do Sul.