As brasileiras Juliana e Larissa estão fora da briga pelo ouro no vôlei de praia da Olimpíada de Londres. Elas foram derrotadas nas semifinais desta terça-feira pelas norte-americanas Kessy e Ross, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 15/21, 21/19 e 15/12, em 59 minutos, e terão que ser contentar com a briga pela medalha de bronze.
Uma das principais favoritas da competição, a dupla brasileira chegou a Londres como atual campeã mundial e do Circuito Mundial. Elas também lideravam o ranking até semanas antes dos Jogos, mas perderam a primeira colocação para as chinesas Xue e Zhang por desistirem de alguns torneios.
Xue e Zhang, aliás, serão as adversárias de Juliana e Larissa na briga medalha de bronze, nesta quarta-feira. Elas perderam para as atuais bicampeãs olímpicas Walsh e May, que farão uma final norte-americana com Kessy e Ross. A disputa do terceiro lugar está marcada para as 15 horas (de Brasília), enquanto a decisão deve acontecer duas horas mais tarde.
Esta é primeira Olimpíada de Juliana e Larissa atuando juntas. Em Pequim-2008 elas já eram parceiras, mas Juliana acabou sentindo uma lesão e precisou ser substituída por Ana Paula. Com a nova dupla formada poucas semanas antes da competição, Ana Paula e Larissa caíram nas quartas de final para Walsh e May.
O JOGO - Nesta terça-feira, o primeiro set da partida começou equilibrado. A dupla norte-americana chegou a estar vencendo por 11 a 10, mas a partir daí Juliana e Larissa dominaram. As brasileiras abriram seis pontos de vantagem em 19 a 13, e mantiveram a ponta para fechar em 21 a 15 após ataque de Juliana.
No segundo set, o cenário foi o mesmo. Muito equilíbrio nos primeiros pontos, mas logo Juliana e Larissa assumiram a ponta e abriram três pontos no placar, fazendo 9 a 6. Desta vez, no entanto, as norte-americanas buscaram a recuperação e empataram a partida: 14 a 14.
Ross e Kessy se empolgaram com a reação e viraram para 17 a 15, o que obrigou a dupla brasileira a pedir tempo. A estratégia deu certo e as brasileiras voltaram a empatar a partida em 19 a 19. Mas depois de uma bela deixadinha de Kessy e um ataque de Ross, as norte-americanas fecharam a parcial em 21 a 19.
Animadas com o empate, a dupla dos Estados Unidos voltou melhor no set de desempate e conseguiu abrir três pontos. Após um pedido de tempo, Juliana e Larissa reagiram, diminuíram a diferença para um ponto, mas erraram bolas em sequência. Assim, Kessy e Ross se aproveitaram e fecharam, após ataque que as brasileiras não conseguiram defender.