Apesar da eliminação precoce na Olimpíada, Liu Xiang permanecerá em Londres ao fim da disputa dos 110 metros com barreiras, nesta quarta-feira. O chinês, campeão olímpico em Atenas/2004, será submetido a nova cirurgia no tendão de Aquiles em data ainda indefinida.
Ex-recordista mundial, Xiang não conseguiu completar sua série logo na primeira eliminatória dos 110m com barreiras, na terça-feira. Ele voltou a sentir dores e abandonou a prova ainda no início do percurso.
Segundo seu agente, o chinês rompeu o tendão de Aquiles direito, o mesmo que havia sido operado em 2008. A primeira operação aconteceu logo após Xiang abandonar a disputa dos 110 metros com barreira diante da empolgada torcida chinesa nos Jogos de Pequim/2008. O atleta era uma das grandes esperanças de ouro da China no atletismo.
A cirurgia deixou o chinês afastado das competições por quase um ano. Mesmo recuperado, ele teve poucos bons resultados nas temporadas seguintes. A redenção poderia acontecer em Londres. No entanto, Xiang voltou a enfrentar o problema que já havia prejudicado sua carreira.
O chinês não foi o único favorito a ser derrubado por lesão em Londres. Seu rival Dayron Robles sucumbiu a uma contusão muscular na final dos 110 metros com barreira, nesta quarta. A medalha de ouro acabou ficando com o norte-americano Aries Merritt.