Pesquisar

Canais

Serviços

Jogos Olímpicos

Londres marca estreia de sete países no pódio olímpico

Agência Estado
12 ago 2012 às 19:13
Publicidade
Publicidade

Longe dos recordes mundiais e das primeiras posições do quadro de medalhas, as conquistas em Londres foram motivo de grande emoção para sete países em especial. Os Jogos Olímpicos de 2012 foram a primeira ocasião em que atletas da Guatemala, Botsuana, Granada, Montenegro, Chipre, Bahrein e Gabão conseguiram subir ao pódio.

A primeira estreia desta edição da Olimpíada veio da América Latina. Na marcha atlética masculina de 20km, Erick Barrondo conseguiu um surpreendente segundo lugar e, aos 21 anos de idade, marcou a história esportiva da Guatemala, com a primeira medalha olímpica do país após 13 participações nos Jogos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dois dias depois da medalha guatemalteca, duas ilhas comemoraram o feito inédito de um pódio olímpico. Na prova de 400 metros masculino do atletismo, Kirani James conquistou a primeira medalha para a caribenha Granada em grande estilo, ao terminar a corrida na ponta. E Chipre, no Mediterrâneo, ficou com a prata na classe Laser da vela, graças a Pavlos Kontides.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londres 2012

Bronze olímpico roubado em boate é devolvido

Imagem de destaque
Incentivo...

São Paulo receberá CT para 14 esportes paralímpicos

Imagem de destaque
Maratona paralímpica

Brasil ganha mais um ouro nas paralímpiadas de Londres

Imagem de destaque
Paralimpíadas

Brasil conquista 20 ouros e supera marca de Pequim


De outra prova masculina do atletismo, os 800 metros, saiu uma prata para a Botsuana com Nijel Amos, de apenas 18 anos. Na ocasião, o pódio foi inteiro africano, com dobradinha previsível do Quênia em primeiro e terceiro lugares. Apenas quatro atletas representaram a Botsuana nesta Olimpíada, três deles no atletismo.

Publicidade


Confirmando a vocação do atletismo para destacar talentos individuais, a primeira medalha do Bahrein veio da prova de 1.500 metros feminina. Maryam Yusuf Jamal na verdade nasceu Zenebech Tola na Etiópia, virou refugiada na Suíça e, para continuar a competir, acabou por adotar a cidadania do Bahrein. Ela representa o país desde 2005, quando mudou de nome, e já havia ficado em quinto lugar nos 1.500 metros em Pequim/2008. Em Londres, ganhou bronze.


Surpreendendo no tae kwon do, Anthony Obame, do Gabão, por pouco não ficou com a medalha de ouro. A luta com o italiano Carlo Molfetta terminou empatada mesmo depois do tempo extra, e o gabonês perdeu na decisão dos juízes. Assim, garantiu a prata e a estreia do país africano na lista de medalhistas olímpicos.

Com uma história marcada por conflitos territoriais e de identidade, Montenegro só competiu como nação em uma Olimpíada em Pequim/2008. Agora, a tradição da antiga Iugoslávia no handebol rendeu à república independente sua primeira medalha olímpica, uma prata na competição feminina em Londres.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade