O torneio de handebol masculino dos Jogos Olímpicos de Londres conheceu nesta sexta-feira seus finalistas. Suécia e França venceram, respectivamente, Hungria e Croácia, e garantiram vaga na decisão, que acontecerá nesta domingo, às 11 horas (de Brasília). No mesmo dia, húngaros e croatas disputam o bronze, três horas antes.
No primeiro jogo do dia, a Suécia teve muita dificuldade, mas conseguiu superar a Hungria por 27 a 26. Os personagens da vitória foram o ponta Niclas Ekberg, maior artilheiro da equipe, com seis gols, e o goleiro Mattias Andersson, responsável por 12 defesas, que ajudaram os suecos nos momentos mais complicados da partida.
Também de forma apertada, a França derrotou a Croácia no segundo confronto destas semifinais. Nem os seis gols marcados por Zlatko Horvat foram capazes de dar a vitória aos croatas, que pararam no goleiro Thierry Omeyer, autor de 19 defesas.
Atual campeã olímpica, a França chega à sua segunda decisão do handebol masculino na história dos Jogos. Já a Suécia busca seu primeiro título do torneio, apesar de ter chegado em três finais consecutivas - entre 1992 e 2000.