Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Adoce seu fim de semana!

25 opções imperdíveis para deliciar com receitas que levam doce de leite

Redação Bonde
04 ago 2016 às 20:46
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não há quem resista ao sabor e cremosidade de um tradicional doce de leite! Também, o doce é pra lá de versátil e pode ser consumido de todas as formas que a sua imaginação permitir: puro (pastoso ou em pedaços), como ingrediente em sobremesas, como recheio para bolos, sonhos e bolinhos... enfim, não há limites para esta delícia!

O doce de leite é uma iguaria muito antiga que, assim como os queijos, surgiu a partir da necessidade de conservação do leite, transformando-o em outro produto. E não é exclusividade do Brasil, Uruguai ou Argentina. Em todos os países da América Latina, encontram-se variedades de doce de leite, com nomes diversos: dulce de leche, manjar blanco, bién-me-sabe, cajeta, jamoncillo, arequipe e leche de burra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Pastoso, sólido, mole (manipulado ou em formas) ou duro (cortado em tabletes), a receita básica dos doces de leite é sempre a mesma: o leite é fervido com açúcar até que fique espesso e caramelizado.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda

A técnica de condensar um produto (leite ou fruta) com açúcar foi trazida à América pelos portugueses e espanhóis, que também são responsáveis pela introdução da cana-de-açúcar no continente.

Publicidade

As proporções variam entre 100 gramas e um quilo de açúcar por litro de leite; o tempo de fervura, entre meia hora e cinco horas, resultando em consistências diferentes e cores que ficam entre o bege claro e o marrom escuro.

Aos doces tradicionais também é possível adicionar sabores (álcool, limão, cacau, canela ou baunilha), frutas, frutas secas, coco, amêndoas, amendoim ou nozes.

Publicidade

Faça seu próprio doce de leite

Nas receitas selecionadas desta semana você vai encontrar duas formas de fazer seu próprio doce de leite: pastoso e em pedaços. Além disso, selecionamos várias outras formas de usar doce de leite em diferentes sobremesas.

Publicidade

Outra forma peculiar – e menos tradicional - de obter o doce de leite é a partir do cozimento do leite condensado em lata na panela de pressão. Na verdade, com tantas marcas duvidosas e de péssima qualidade que enchem as gôndolas dos supermercados, esta versão acaba sendo uma das melhores na hora de preparar receitas que pedem doce de leite.

Cozinhar a latinha na panela de pressão parece um procedimento fácil, mas requer alguns cuidados. O primeiro deles é com o tempo de cozimento, quanto mais tempo o leite condensado for cozido, maior será a consistência do doce. Por isso, dependendo do uso que você fará do doce, terá que cozinhá-lo por mais ou menos tempo. Confira o passo a passo para não errar ao preparar o doce de leite na panela de pressão:

Publicidade

1. Use apenas leite condensado em latas. Para este processo as caixinhas estão fora de questão. Remova o rótulo (se houver) e a cola que fica na lata antes de cozinhar. Isso vai evitar que resíduos entupam a válvula da panela;

2. Coloque a lata de pé dentro da panela de pressão e cubra com água (um dedo acima da lata);

Publicidade

3. Tampe a panela e e leve em fogo alto. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e comece a contar o tempo:

Para um doce de leite cremoso (para rechear) deixe cozinhar por 30 minutos;

Publicidade

Para um doce mais firme, mas ainda assim pastoso, cozinhe 40 minutos;

Para obter um doce em ponto de corte cozinhe o leite condensado por 50 minutos;

4. Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo e espere a pressão da panela sair completamente;

5. Retire com cuidado a lata de dentro da panela e mergulhe em uma vasilha com água para esfriar. Deixe esfriar para abrir (temperatura ambiente). Se você tentar abrir a lata quente o conteúdo vai espirrar por causa da pressão dentro da lata e pode causar queimaduras. O ideal é cozinhar o doce à noite e usá-lo somente no dia seguinte. (Com informações do Slow Food Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade