Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Irresistíveis!

Aprenda a fazer deliciosos rocamboles; veja 14 receitas

Redação Bonde
17 ago 2015 às 12:45
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na versão doce ele tem massa fofinha e recheios variados, mas sempre deliciosos, que incrementam qualquer reunião para o café. Salgado, serve como lanche ou prato principal, e é bom acompanhamento para arroz, salada ou macarronada. Justamente por permitir uma grande variedade de sabores, não há quem resista a um delicioso rocambole.

Fácil de fazer, a massa tradicional é feita com ovos, açúcar, farinha de trigo e uma pequena quantidade de manteiga (e às vezes até sem ela), mas pode ser substituída por carne moída e massas salgadas, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O bolo enrolado tem presença garantida nas prateleiras dos mercados e nas padarias, mas há quem prefira se aventurar e preparar suas próprias receitas. E, nesses casos, a maior dificuldade no preparo ainda é enrolar a massa. Veja alguns segredinhos para superar esse obstáculo:

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


O segredo, isso vale para todo rocambole, é enrolar no pano de prato assim que começa a esfriar e deixar enrolado até que a massa esteja morna. Depois é só desenrolar a massa e rechear. Esse processo torna mais fácil a tarefa de enrolar o bolo junto com o recheio.

Publicidade


Polvilhe açúcar refinado (para a receita doce) ou trigo (para a salgada) sobre um papel ou pano umedecido, com o bolo ainda morno, para então espalhar o recheio ao enrolá-lo.


Sempre asse a massa em forno preaquecido e por pouco tempo. Isso garante que a massa não fique quebradiça e facilita na hora de enrolar. Se ficar tempo demais, a massa pode ficar muito seca nas bordas e na superfície, e assim ela fica quebradiça.

Publicidade


Comece o trabalho tão logo a massa comece a esfriar. Se isso não for possível, é melhor mantê-la coberta por filme-plástico, para que não perca a umidade nem se quebre.


Outra dica para não errar feio é optar por recheios cremosos: nada de muito líquido nem muito sólido. O primeiro umedece a massa, e o último pode rasgar ou amassar o bolo na hora de se espalhado.


Ficou com vontade comer rocambole? Depois dessas dicas todas é hora de aceitar o desafio e colocar a mão na massa. Não tenha receio. As receitas quase sempre são fáceis de fazer e muito saborosas. Confira nossas sugestões:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade