Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Bauru, o mais famoso sanduíche brasileiro

Redação Bonde*
23 fev 2010 às 11:29
- Sabor Brasil/Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na São Paulo dos tempos de bondes, de ruas de paralelepípedo, de senhores de chapéu, e de damas com sombrinhas rendadas, nasceu o mais famoso sanduíche brasileiro: o Bauru. A invenção deste ícone da gastronomia paulistana se deu por acaso no Ponto Chic, localizado no Largo do Paissandu.

Em 1922, mesmo ano da Semana de Arte Moderna em São Paulo, o senhor Odílio Ceccini inaugurou um estabelecimento de ambientação requintada, como o balcão em mármore italiano. Não demorou muito e todos passaram a chamar a casa de "ponto chique". Durante anos, políticos, intelectuais, jornalistas, e figuras da sociedade paulistana viveram ali várias histórias. Porém, a mais famosa delas aconteceu nos anos 30 e tem como protagonista um jovem radialista de apenas 22 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após um dia estafante de trabalho, Casimiro Pinto Neto, natural de Bauru, estava esfomeado. O jovem radialista seguiu para o Ponto Chic para comer um sanduíche. Ao chegar ao local, pediu ao cozinheiro Carlos para cortar um pão francês no meio, tirar o miolo e colocar queijo derretido. Quando este ja estava fechando o pão, Casimiro disse que a refeição precisava de albumina e proteína, e pediu o acréscimo de fatias de rosbife.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Em seguida, o jovem disse que ainda faltava algo. Pediu então a Carlos para colocar algo mais vitaminado, ou seja, as rodelas de tomate. Instantes depois, quando Casimiro comia o segundo sanduíche, seu amigo Quico (Antônio Boccini Jr.), chegou ao local. Ao ver a novidade sendo devorada com a melhor das caras, Quico pediu ao garçom Alex: "Me vê um desses do Bauru".

Publicidade


Com o tempo, vários clientes do Ponto Chic passaram a pedir o "sanduíche do Bauru". Atualmente, cerca de treze mil baurus são vendidos por mês nas três lojas da empresa. No estabelecimento do Largo do Paissandu, há um busto de Casimiro Pinto Neto, o "senhor Bauru". Ao longo dos anos, a receita original do jovem radialista bauruense foi incrementada com o acréscimo de pepino em conserva e uma mistura de três queijos derretidos.


Hoje, em vários estabelecimentos do País, o bauru é feito com presunto, queijo, e tomate. No Ponto Chic o sanduíche é feito da seguinte forma: pão francês sem miolo com fatias finas de rosbife, rodelas de tomate, pepino em conserva, e queijos prato, estepe e suiço derretidos. Melhor que isso? Impossível!

*Fonte: Sabor Brasil/Abrasel


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade