Pesquisar

Canais

Serviços

O chef Mauro Freitas, a ajudante Manoela Leão, e o chef Marcelo Pinheiro - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Bocuse D'Or 2009

Chef representa o Brasil em Copa do Mundo de gastronomia

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O chef Mauro Freitas, do hotel InterContinental Rio, em São Conrado, embarca no dia 22 de janeiro para Lyon, na França, com a missão de representar o Brasil no Bocuse D'Or 2009, a "Copa do Mundo" da alta gastronomia. O candidato deve ser nativo do país que representará e chegar à final de concursos eliminatórios. Além de Freitas, a equipe será formada pelo chef francês David Joubert, capitão do time brasileiro e ex-chef do InterContinental Rio, onde trabalhou por mais de três anos, a ajudante Manoela Leão, e o chef Marcelo Pinheiro, do InterContinental São Paulo e do restaurante Tarsila, que representou o Brasil na última edição do Bocuse D'Or, em 2007, e que este ano vai como jurado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Para competir com 23 chefs de outros países, Freitas e sua equipe vêm treinando desde julho de 2008 com os ingredientes tema, que deverão ser preparados por todos os concorrentes. Entre eles estão o aberdeen angus beef, gado de origem escocesa, para o prato de carne, e bacalhau fresco, coquilles Saint-Jacques royales e camarões selvagens da Noruega para o prato de peixe.

Continua depois da publicidade


O segredo de Mauro será acrescentar o toque brasileiro aos ingredientes. Para a receita de peixe, Freitas irá preparar um bacalhau com crosta de azeite e quindim de espinafre. Já a de carne será filé mignon à moda D. Pedro envolto em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon e costela com crosta de castanha de caju. O chef Mauro Freitas será o primeiro a se apresentar no dia 27 de janeiro, abrindo a competição. Ele terá quatro horas e meia para preparar 28 pratos, metade de carne e a outra metade de peixe. "A expectativa é grande, pois representar o Brasil já é um importante passo", declara.


Chef Mauro Freitas


O cearense Mauro Freitas, 33 anos, mora no Rio de Janeiro há 14 anos. Assim que chegou à cidade começou a trabalhar no Intercontinental Rio como ajudante de cozinha, até chegar ao atual posto de subchef. Desde então, vem traçando um caminho de sucesso dentro e fora do hotel. Já fez treinamentos nos hotéis InterContinental Argentina e São Paulo. Foi chef na Vila Olímpica durante o Pan-Americano e o Para-Pan do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade


Bocuse D''Or

Criado em 1987 por Paul Bocuse, eleito como "Cuisinier du Siècle" pelo guia Gault et Millau em 1989, o Bocuse d'Or é realizado a cada dois anos na França. É um tour pelas diversas culturas gastronômicas e serve como vitrine de novos talentos, que demonstram sua perícia e arte, além de ter acesso a novas tecnologias do setor alimentício. O candidato deve ser nativo do país que representará e chegar à final de concursos eliminatórios.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade