Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça mais

Churros não é tudo igual: conheça as diferenças entre a guloseima espanhola e a brasileira

Redação Bonde*
23 set 2016 às 13:14
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem resiste a um bom e saboroso churros? O doce, que é preparado à base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal, tornou-se muito popular nos países latino-americanos, embora sua criação tenha sido na Espanha. O fato é que, com o tempo, acabamos criando a nossa própria versão para essa iguaria. Hoje, as diferenças são enormes.

A maior delas é que na Espanha não há recheio. O mais comum é degustar o churros acompanhado de uma xícara de chocolate derretido ou mesmo com um cafezinho. Ou seja, ele pode ser degustado como uma sobremesa ou como um tira-gosto. É possível até encontrar versões salgadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já no Brasil, quanto mais doce, melhor. Há uma infinidade de opções de recheios, sendo os mais comuns doce de leite e chocolate. Uma camada de açúcar e canela também costuma ser indispensável. Aqui, a guloseima é servida basicamente como sobremesa, já sendo possível inclusive encontrar até bolos de churros, claramente inspirados no doce.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Outra grande diferença diz respeito à forma. Apesar de serem todos em formato cilíndrico, no Brasil, os recheios são mais grossos e feitos em tiras do mesmo tamanho. Já os espanhóis são mais finos e cortados em pequenos pedaços a partir de uma massa única.

Publicidade


Um outro cuidado indispensável é para a fritura. Tanto lá quanto aqui, o churros é sempre frito. Nesse aspecto é onde fica mais evidente a diferença entre um churros de boa e um de má qualidade. Os ruins, normalmente são fritos em óleo reutilizado, ficando muitas vezes encharcado. Já os melhores, ficam sequinhos porque normalmente são apenas pré-fritos em óleo vegetal, sendo que a finalização fica por conta de um forno elétrico, deixando o
produto muito mais sequinho e saboroso.


Agora que você já sabe bem as diferenças entre churros brasileiros e espanhóis, não hesite em experimentar várias opções até encontrar a sua predileta. E, se tiver a oportunidade de ir à Espanha, não deixe de provar o de lá também. Se você for como eu, com certeza vai preferir o nosso!

*Thaís Vargas, sócia-fundadora da franquia de churros gourmet Loucos por Churros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade