Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De entrada à sobremesa

Concurso de receitas feitas com cerveja chega à fase final; conheça os 'chefs'

Redação Bonde com assessoria de imprensa
24 ago 2016 às 17:10
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O concurso Menu Von Borstel, que estimula a criação de receitas com adição de cerveja, já tem os escolhidos para a última fase, que acontece no dia 27 de agosto. São oito finalistas no total, divididos nas categorias prato de entrada, prato principal e sobremesa, sendo que dois deles concorrem em duas categorias.

Heloísa Buck preparou o prato de entrada ‘St. Coxinha de Costela’, cuja massa de mandioca é feita com cerveja St. Deutsch, e revela que não teve muita dificuldade em criar a receita por gostar bastante da bebida: "Eu gosto muito de cerveja, então eu já tenho mania de colocar cerveja no que faço, foi unir o útil ao agradável; é um prato bem brasileiro", conta. A estudante de gastronomia soube do concurso por meio de uma amiga, que já conhecia o trabalho realizado pela Cervejaria von Borstel. "Achei bem bacana, aqui em Londrina é difícil ver uma iniciativa assim, então foi bem legal", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já Lorena Pissinini, finalista nas categorias ‘entrada’ e ‘principal’, conta que teve um pouco de dificuldade no começo, mas no final tudo se ajeitou: "Eu fiz testes de alguns pratos, mas nada dava certo... Aí eu peguei um prato que eu já tinha afeição e adicionei a Little London (cerveja estilo inglês da von Borstel) ". Um dos pratos que apresentou foi o ‘Antepasto von Borstel’, feito com berinjela, cebola caramelizada e redução de balsâmico, além, é claro, da cerveja. "Achei bem legal e interessante, é uma oportunidade única", conta a profissional, que foi incentivada a participar por seus antigos chefes de estágio no Baro Bistrô, um dos restaurantes parceiros do concurso.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Para Daniel Manttovanni, também finalista nas duas categorias, o concurso "foi uma iniciativa fantástica, pois torna possível a vontade das pessoas que gostariam de se expressar na gastronomia". O empresário conta que levou alguns fatores em consideração na hora de montar seus pratos, como um valor de produção acessível, além do design para apresentação. "O grande desafio para mim foi fazer o uso da cerveja no preparo das receitas e fugir do uso comum que já existe nas comidas de boteco onde tem a fritura envolvida, que faz que quase desapareça o gosto da bebida. Para mim, tinha que estar presente a sua essência, em ambos os pratos. E só foi possível isso pela qualidade na qual a von Borstel é feita. Ela incorpora muito bem nos pratos, e fazer a redução com ela sem perder suas notas é algo incrível", revela.

Publicidade


O terceiro finalista na categoria ‘prato principal’, Leonardo Ramos, se planejou bem antes de criar sua receita. "Existe uma certa dificuldade [em colocar cerveja na receita], pesquisei bastante na internet e diziam que o porco é a melhor carne com cerveja, é mais barato que a carne bovina, fiz e funcionou muito bem", conta. O engenheiro civil revela que sempre teve interesse em gastronomia e foi convidado a participar do concurso durante uma visita com a família à Menu. "Achei muito legal, vem nessa linha dos programas como o Masterchef, as pessoas estão mais ligadas nessa parte gourmet hoje em dia", diz.


Finalista na categoria ‘sobremesa’, a barista Andreia Cristina preparou um doce de abóbora com quantidade de açúcar reduzida em relação às receitas tradicionais. "Não tive nenhuma dificuldade, eu gosto muito de trabalhar com doce, então na hora que eu me inscrevi no concurso eu já sabia que ia preparar uma sobremesa", relata. Ela soube do concurso quando estava fazendo compras no Musamar, um dos patrocinadores da iniciativa. "Eu achei ótimo, a gente precisa muito disso, movimentar Londrina, incentivar a consumir produtos locais, eu fiquei encantada mesmo", conta.


Andrios Thiago, o outro finalista da categoria, por sua vez, preparou um mousse de Kaffee Bier (cerveja da von Borstel). "Foi bem tranquilo, eu reduzi a cerveja no fogo, adicionei também o leite em pó e a gelatina em pó para ficar mais firme... a harmonização foi bem boa, na verdade", diz. Ele ressalta que não existia concurso do tipo em Londrina antes. "Achei bem bacana, espero que tenha mais vezes", completa.

Os três vencedores receberão prêmio em dinheiro de R$ 500,00, R$ 250,00 em vale compras no Musamar e o Troféu Menu von Borstel, além da possibilidade de ter a receita integrada aos cardápios dos restaurantes Baro Bistrô, Rosso Pomodoro, Mercado Guanabara e La Palme, e da confeitaria Mister Cuca, apoiadores do concurso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade