Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Não pode faltar!

Dê 'cara nova' às tradicionais receitas de Páscoa

Equipe da Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O que não pode faltar no almoço de Páscoa? Fizemos essa pergunta para o chef Pedro Calacans, do Restaurante Armazém Italiano, que respondeu com os ingredientes bem tradicionais dessa festa: o bacalhau e o chocolate. "Todo ano a gente vê no restaurante que os clientes pedem e apreciam o bacalhau. Não dá para ficar sem’, resume.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Essa tradição de comer bacalhau vem da Idade Média, quando a Igreja Católica mantinha um rigoroso calendário de jejum para os cristãos, que não deveriam comer carnes consideradas ‘’quentes’. O bacalhau era uma comida "fria" e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo, principalmente o português.

Continua depois da publicidade


Com o passar do tempo, não há mais tanto rigor na dieta da Páscoa dos católicos, mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje. Mesmo pessoas que seguem outras religiões incorporaram o costume.


Pedro Calacans deu um tempo no corre-corre do restaurante e no curso de gastronomia para iniciantes que ministra também no Armazém Italiano para desenvolver duas receitas especialmente para a Páscoa. O primeiro, claro, é um prato com bacalhau.


A segunda sugestão é uma sobremesa que tem a cara desse feriado. É um ovo de Páscoa recheado com mousse de chocolate branco. ‘’Normalmente as sobremesas são preparadas com chocolate, mas eu queria alguma coisa que lembrasse mesmo a Páscoa’, justifica o chef.

Continua depois da publicidade


Para essa receita, Calacans preparou também o ovo de chocolate. Mas ele lembra que pode ser feita com ovos industrializados. O mais indicado é o tipo de chocolate ao leite. Acompanhe nesta página.


Curso - Começa na próxima segunda-feira mais uma edição do curso de fundamentos para principiantes na cozinha do Restaurante Armazém Italiano. As aulas serão de segunda à quinta-feira, durante duas semanas. Pedro Calacans ensina os truques para transformar as simples refeições em verdadeiros pratos de chef. Informações pelo fone (41) 3018-1044.


Ovo de Páscoa recheado com mousse de chocolate branco


Ingredientes para o Ovo:


- 1 kg de chocolate ao leite
- 250g de castanha de caju picadas ou trituradas


Preparo:


Derreta o chocolate em banho-maria tomando cuidado para não respingar água no chocolate, acrescente a castanha de caju. Unte uma forma com manteiga de cacau. Em seguida, pincele com o chocolate e leve à geladeira por 3 minutos. Retire da geladeira, pincele novamente e leve à geladeira por mais 3 minutos. Repita o processo novamente até o terminar o chocolate e deixe na geladeira.


Ingredientes para o Mousse de Chocolate Branco:


- 150g de manteiga
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 gemas de ovos
- 400g de chocolate branco
- 1 pacote de gelatina incolor (12g)
- 1 kg de creme de leite


Preparo:

Leve o chocolate em banho-maria. Reserve. Bata a manteiga o açúcar e as gemas, formando uma gemada. Reserve. Hidrate a gelatina incolor. Misture com uma colher a gemada, o chocolate, a gelatina incolor e o creme de leite, cuidadosamente. Recheie o ovo com o mousse em ambos os lados e leve à geladeira até o consumo.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade