Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Preferência nacional

Dez motivos para comer macarrão sem culpa

Redação Bonde
21 ago 2009 às 10:27
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Presente na mesa de todas as famílias, prato principal de refeições entre amigos e preferido por todas as idades, o macarrão tem porque ser tão popular.

1 - É fácil e rápido de preparar

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A opção espaguete fica pronta em até 10 minutos, fervendo em água e sal. Existem também as massas para lasanha de diversas marcas (sugerimos a da Isabela), que vão direto ao forno e ficam prontas em 30 minutos.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


2 - É saudável

Publicidade


O macarrão é rico em carboidrato, que é o ingrediente chave para uma alimentação saudável. E mais: a forma como o macarrão é feito permite que ele seja digerido de forma mais lenta que outros alimentos, ajudando o organismo a obter completamente seus benefícios nutricionais. O macarrão também vem acompanhado normalmente de outros alimentos saudáveis, como tomate, vegetais, queijos, carne e peixe.


3 - É versátil

Publicidade


Refeições com macarrão podem ser feitas de muitas formas diferentes. O macarrão pode ser servido quente, em sopas, pratos quentes, saladas e até mesmo em sobremesas.


4 - Agrada a família toda

Publicidade


De acordo com o formato e o tipo de prato montado, o macarrão agrada desde as crianças até os mais velhos. Também é possível montar refeições com ele que permitem satisfazer as necessidades nutricionais de cada idade, resultando em um alimento perfeito para a família toda.


5 - Não é caro

Publicidade


Como item da cesta básica, o macarrão tem preço acessível. As refeições que levam o alimento podem ser mais baratas ou mais caras, de acordo com os acompanhamentos escolhidos. Sendo assim, é um alimento presente na alimentação de famílias de todos os níveis de renda.


6 - Pode ser servido como prato principal ou acompanhamento

Publicidade


Há muitas formas de preparar uma refeição com macarrão. Massas para rechear são um bom exemplo de refeição completa feita apenas com macarrão. Em outros casos, o macarrão é utilizado como acompanhamento do prato principal, que pode ser uma carne, frango ou peixe. Normalmente, o macarrão servido como acompanhamento traz molhos mais simples, à base de manteiga ou legumes. Quando é o próprio prato principal, pode ser ingrediente de receitas mais elaboradas.


7 - Não engorda

Publicidade


O macarrão é rico em carboidratos pobre em calorias. Enquanto 100g de macarrão cozido possui 111 calorias, a mesma medida de arroz apresenta 382 calorias. O que pode tornar a massa calórica é o molho acrescentado a ela, como os tipos branco, quatro queijos e Alfredo, que são ricos em gorduras. Cada grama de carboidrato possui quatro calorias; já o grama de gordura apresenta nove calorias.


8 - É diversificado


Calcula-se que existem hoje mais de 600 formatos diferentes de macarrão no mundo todo. Além da forma em si, as massas também se diferenciam pelos ingredientes. Entre os formatos mais conhecidos estão espaguete, parafuso, gravata, lasanha, pena, ninho, nhoque, entre outros.


9 - Ajuda a consumir outros alimentos saudáveis


A massa pode ser um excelente "veículo" para o consumo de outros alimentos saudáveis, como legumes e verduras. O preparo de uma refeição com massa, além de agradar as crianças, também pode ser um meio de ensiná-las a ingerir outros ingredientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento.


10 - Dá energia


Por ser rico em carboidratos, o macarrão é indicado para o bom desempenho do atleta. Fundamental como fonte de energia, também é importante como combustível do sistema nervoso central. A dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais nos músculos e no fígado, auxilia o sistema imunológico e proporciona energia antes, durante e depois de atividades físicas.


*A cozinha experimental da Isabela disponibiliza receitas com todas as variações de massas da marca, além de pratos para todo tipo de refeição, através do site www.isabela.com.br.


Fonte consultada: Sheila Pasquarelli – Gerente de nutrição do Hospital Santa Helena de São Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade