Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho na qualidade

Dicas e receitas para preparar aquela picanha no fim de semana!

Heloísa Prado - Redação Bonde
17 jul 2014 às 09:56
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A picanha é sem dúvida a carne preferida por 10 entre 10 churrasqueiros de plantão. Não há quem resista a um pedaço suculento dessa carne, acompanhado por uma farofa bem feita e saladas variadas. Mas, alguns segredinhos podem ser úteis na hora de comprar a carne, considerada um dos cortes mais nobres do boi.

Segundo o especialista em carnes Marcos Bassi, uma picanha de boa qualidade deve ter altura média, coloração vermelho vivo e cobertura de gordura correta (sem excessos). Acompanhe outras dicas do especialista no vídeo que fecha a matéria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na hora de comprar...

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Prefira peças pequenas (de 1 kg a 1,1 kg), dessa forma você assegura que não está comprando gato por lebre. É que muitos açougues costumam vender o coxão duro junto com a picanha, porque eles são sequenciais na carcaça do boi (depois da terceira veia, que fica no alto da picanha, é o coxão duro). Além disso, peças pequenas são melhores para se trabalhar.

Publicidade


Evite camadas grossas e amareladas de gordura (quase para o marrom), esse pode ser um indicativo de que a carne é de boi envelhecido e, por consequência, menos macia. A camada de gordura deve ter a mesma espessura em toda a peça.


A carne deve ter coloração vermelho-vivo. Peças com pouco sangue devem ser evitadas. As melhores são as picanhas embaladas por frigoríficos conhecidos.

Publicidade


Nas peças de picanha embaladas a vácuo observe se a embalagem tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, a embalagem não deve conter sangue em excesso, pois isso significa que a carne está perdendo suco.


O tempo de maturação da picanha é de 21 a 28 dias. Esse processo consiste na embalagem a vácuo e armazenamento da carne em câmara fria por determinado período, para que as próprias enzimas do produto ajam sobre os tecidos conjuntivos da carne, deixando-a mais macia e saborosa.



Confira quatro formas de preparar essa carne tão saborosa:




Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade