Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cozinha equipada

Entenda as diferenças e saiba quando usar liquidificador, batedeira ou mixer

Redação Bonde
13 jul 2016 às 17:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eletrodomésticos facilitam muito a vida, porém não adianta deixar a cozinha toda equipada se você não souber direito como usar cada um deles. Será que posso bater massa de bolo de caixinha no liquidificador? E misturar a massa do pudim de leite na batedeira? O mixer serve só para misturar o leite com achocolatado? Veja seguir a diferença entre estes eletroportáteis e aumente a sua produtividade na cozinha.

Liquidificador

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O liquidificador, como o próprio nome diz, liquidifica objetos sólidos. Como possui lâminas, ele é ideal para picar, triturar, fazer sucos, caldos e massas úmidas ou que não exijam textura fofa depois de assadas. Há diversos modelos disponíveis no mercado – tanto analógicos quanto digitais – e neste caso você pode escolher o que tiver a potência mais satisfatória e que atenda às suas demandas na cozinha.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Talvez um fator essencial na hora de escolher o liquidificador seja o copo. As versões de plástico são mais duráveis e normalmente mais baratas, porém necessitam de cuidado na hora de limpar. Nunca utilize esponja de aço, abrasivos ou mesmo o lado mais áspero da esponja da lavar a louça. Se ele ficar arranhado, vai virar fonte de bactérias (a sujeira normalmente se infiltra nos arranhões).

Publicidade


Já o copo de vidro pode quebrar facilmente e costuma ser mais caro, mas em compensação, é fácil de limpar e não absorve o cheiro dos alimentos. Há também os copos inox: são resistentes, fáceis de limpar, porém um pouco mais difíceis de substituir, pois não são tão comuns. Ao comprar um liquidificador, avalie: potência, material do copo, funções de limpeza (botão "autoclean"), variações de velocidade e capacidade do copo.


Pode bater: sucos, caldos, sopas, molhos, massa de torta específica para liquidificador, gelo, massa de pudim, massa de panqueca.

Publicidade


Não pode bater: alimentos muito quentes, massa de bolo fofinho, chantili, massas densas como massa de pão.


Mixer

Publicidade


Embora muito parecido com o liquidificador – afinal ele também tem lâminas – o mixer é bem mais adequado para tarefas que envolvam a aeragem, ou seja, o aumento do volume das misturas por meio da incorporação de ar. Embora os mixers também sejam bastante úteis para mexer ou misturar massas, molhos e pudins, eles já não conseguem realizar tarefas que exijam mais força, como triturar gelo ou alimentos mais duros (bater cenouras, por exemplo). Nesse caso, é melhor optar pelo liquidificador tradicional mesmo.


O mixer é ideal para preparar pequenas porções sem fazer muita bagunça, principalmente porque sua anatomia facilita o encaixe em copos e tigelas. Se você gosta de um leite com achocolatado bem espumante e cremoso, por exemplo, em vez de fazer aquela bagunça enorme sujando o copo do liquidificador, use o mixer. Ele foi feito para isso – e é muito mais prático de limpar.

Publicidade


Pode bater: sucos, caldos, sopas, molhos, purês, mousses, massa de pudim, massa de panqueca, massas que precisem de "ar" (massas fofinhas), chantilly.


Não pode bater: alimentos muito quentes, massas densas como massa de pão, alimentos muito duros, gelo.

Publicidade


Batedeira


Para fazer bolos, pães e massas, nada melhor, do que a batedeira. Como ela não destrói as moléculas dos alimentos, já que não possui lâminas, é ideal para fazer misturas, bater massas aeradas, claras em neve e deixar o bolo bem fofinho. Para quem gosta de usar a batedeira apenas para fazer bolos simples ou bater alimentos como ovos ou chantili, a batedeira convencional supre bem. Para os fãs de massas pesadas (pães, pizza), o ideal é adquirir uma batedeira planetária.

Publicidade


Ela é bem parecida com a batedeira comum, porém seu batedor também alcança as bordas da tigela, proporcionando uma mistura mais homogênea dos ingredientes. Quanto mais pesada for a massa para ser batida, mais próxima a batedeira tem de ser do modelo industrial. Ao comprar uma batedeira, avalie: se o produto tem modelos diferentes de batedores; se apresenta regulagem de altura dos batedores; se permite regulagem da altura da tigela; se há regulagem de velocidade; se o modelo é portátil, ou seja, pode ser usado sem a base; se a batedeira tem ventosas na base para melhor fixação do aparelho, garantindo maior segurança no uso.


Pode bater: massas que precisam de "ar" (massas fofinhas), claras em neve, chantilly, massas densas (só no modelo "planetário")


Não pode bater: alimentos que precisem ser triturados, massas de bolo especificas para liquidificador, massas já acrescidas de fermento.


Outras dicas


Para aumentar a vida útil do seu liquidificador, não coloque alimentos inteiros nele. Vamos supor que você vá preparar um bolo de cenoura: se você colocar a cenoura inteira, poderá forçar o motor (e ele invariavelmente vai acabar queimando). Pique grosseiramente antes de bater;


Lave o liquidificador imediatamente após o uso, principalmente se o copo for de plástico. Alguns cheiros, como o de alho, podem permanecer durante toda a vida útil do produto se este não for limpo imediatamente;


O sucesso de um bolo muitas vezes é influenciado pela qualidade da batedeira; não tenha receio de investir em um bom equipamento.

Não custa lembrar: nunca limpe o mixer, o liquidificador ou a batedeira com o produto ligado na tomada. (Fonte: Lu Explica - Magazine Luiza)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade