Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doces decorados

Fofinhos e saborosos! Veja passo a passo como fazer cupcakes sem errar

Redação Bonde
17 abr 2015 às 13:35
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo mundo se derrete diante dos cupcakes. E não é para menos! Eles são lindos, fofos e saborosos! Roubam a cena em casamentos, batizados, aniversários (de crianças e adultos) e em qualquer outra ocasião que envolva gastronomia e bom gosto. E o sucesso é tanto que agora os minibolos têm sido usados como forma de presentear as pessoas queridas. Charmosos e fáceis de fazer, basta soltar a imaginação e criar diferentes combinações de massas e coberturas. Confira!

A origem do cupcake

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele nasceu no Reino Unido, por volta do século XIX, onde ficou conhecido como fairy cake (bolo das fadas). Acredita-se que quando chegou aos Estados Unidos, passou a ser chamado de cupcake. Naquela época os pequenos bolos eram cozidos em copos de cerâmica individuais. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram assados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por xícaras (cups). De qualquer maneira, esta foi uma grande novidade para as confeitarias - por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam menos tempo para assar e agilizavam a produção, por outro, com esta forma de preparo, introduziu-se o uso de medidas específicas na culinária.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Os passos para preparar esta delícia

Publicidade


Prepare uma massa básica: pode ser de bolo de chocolate, banana, cenoura, baunilha ou laranja. Depois, distribua-a em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas), de silicone ou de alumínio. Mas lembre-se de colocar uma forminha de papel dentro (são próprias para cupcakes). Aí é só levar para o forno e esperar a delícia assar.


Quando o bolinho estiver pronto, é hora da cobertura. Você pode optar pela pasta americana, encontrada pronta em lojas de artigos para festa ou até em supermercados. Escolha a cor que preferir (ou acrescente corante alimentício) e modele a pasta, como se fosse massinha. Para que não desgrude, umedeça com água a superfície onde será fixada. Mas, se quiser variar o sabor e o visual, as opções de cobertura vão além: merengue, marshmallow, glacê e ganache também ficam ótimos.

Publicidade


Agora, divirta-se com a decoração! Bombons picados, bolinhas de chocolate, miniconfeitos, balas de goma ou jujuba, açúcar colorido, chocolate granulado... Basta soltar a imaginação e criar lindos cupcakes.


Dicas para o sucesso do seu cupcake

Publicidade


Nunca guarde o cupcake na geladeira depois de assado. A massa resseca.


Se usar corantes na preparação da cobertura, prefira a versão em gel, que se integra com facilidade. Você pode encontrá-los em lojas especializadas em produtos para confeitaria e doces.

Publicidade


Use um pegador de sorvete para distribuir a massa crua nas forminhas.


Preencha apenas metade da forminha com a massa crua, para que, ao assar e crescer, sua superfície fique nivelada com a borda. Se o bolinho ficar muito alto, a cobertura poderá escorrer.

Publicidade


Utilize forminhas de papel firmes. Caso contrário, encaixe as forminhas dentro da assadeira própria para cupcake. Mas, neste caso, espere que o bolinho esfrie totalmente antes de tirá-lo da forma, para que o papel não desgrude da massa.


Use forminhas de papel coloridas em massas claras, para que elas ganhem destaque. Afinal, elas também dão um toque de beleza aos bolinhos!

Publicidade


Experimente esta delícia!


Cupcakes de chocolate com ganache de frutas vermelhas


Divulgação/Sadia
Divulgação/Sadia


Ingredientes:


Para a massa:


- 5 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
- 1 xícara de chá de Açúcar
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 3/4 xícara de chá de Qualy cremosa
- 2 Ovos ligeiramente batidos
- 1/4 xícara de chá de leite


Para a cobertura:


- 1kg de chocolate branco picado
- 1/2 xícara de chá de creme de leite
- 1/2 xícara de chá de geleia de frutas vermelhas
- 3 colheres de sopa de inho do Porto


Modo de Preparo:


Para a massa:


Misture o cacau em pó com ½ xícara (chá) de água fervente, mexa bem e reserve. Na vasilha da batedeira, coloque a farinha, junte o açúcar, o bicarbonato e o sal. Acrescente a Qualy e bata até obter uma farofa granulosa. Reserve.


Em uma vasilha pequena, misture os ovos, o leite, o cacau e bata bem. Adicione 1/3 dessa mistura à massa da batedeira e bata em velocidade baixa por 1 minuto. Aumente a velocidade e bata por mais 1 minuto. Raspe o fundo e as laterais da tigela. Repita esse processo por mais 2 vezes até acabar a mistura de cacau. Preaqueça o forno em temperatura média (180 °C).


Unte com Qualy 15 forminhas de papel (tamanho 00) e acomode-as dentro de forminhas de alumínio (5,5 cm de fundo x 6,5 cm de boca x 3,5 cm de altura). Asse por 25 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Espere amornar.


Para o recheio de cobertura


Em uma vasilha refratária, coloque o chocolate e o creme de leite e derreta no micro-ondas, em potência média (50%), por 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Ao final do tempo, mexa bem para que o recheio fique uniforme.


Acrescente a geleia, o vinho do Porto e misture bem até obter um creme homogêneo. Coloque 1 ½ xícara (chá) desse creme em um saco de confeitar com o bico perlê médio e reserve. Coloque o creme restante em uma vasilha tampada e leve à geladeira por 3 horas ou até que esteja com a consistência bem firme.

Com o bico perlê do saco de confeitar reservado, fure o centro de cada cupcake e preencha-os com o recheio.Quando a cobertura estiver bem firme, transfira-a para a vasilha da batedeira e bata por 2 minutos. Passe para um saco de confeitar com bico pitanga e decore os cupcakes. (Fonte: Sadia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade