Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É hora de mudar

Ingredientes leves e nutritivos tornam pratos tradicionais mais saudáveis

Redação Bonde com assessoria de imprensa
09 jan 2017 às 14:55
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É possível comer sem culpa! A solução é optar por alimentos mais leves e saudáveis, sem abrir mão de pratos tradicionais. É o que sugere a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz Antonio. "Basta trocar por ingredientes de qualidade, que podem garantir o mesmo sabor", salienta a especialista.

Substâncias termogênicas podem ser inseridas nas refeições, pois auxiliam no gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Pimenta e gengibre, por exemplo, elevam a temperatura corporal e, consequentemente, aceleram a queima de gordura. Quando aliados a atividades físicas, seus efeitos são bem mais efetivos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra dica da nutricionista é mudar o horário de consumo de determinados alimentos para facilitar a digestão. "Refeições feitas à noite devem conter opções mais leves para evitar incômodos, já que o organismo leva, em média, quatro horas para concluir a digestão. No dia seguinte, se não conseguir abrir mão de pratos mais gordurosos, faça caminhadas e mantenha a hidratação ao longo do dia".

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Confira algumas opções de alimentos que podem ser substituídos em suas receitas, garantindo o mesmo sabor:

Publicidade


Para as carnes, prefira o peru, pois é fonte de proteína magra e de vitamina B6, possui teor de gordura muito baixo, auxilia na redução dos níveis de colesterol e melhora a resistência do sistema imunológico. Para garantir o sabor, utilize temperos caseiros.



Substitua o arroz branco pelo integral, que conta com mais nutrientes. Ele é rico em minerais essenciais, como manganês, ferro, zinco, fósforo, cálcio, selênio, magnésio e potássio, além das vitaminas B1, B2, B3, B6, E, K e ácido fólico.

Publicidade


Também é benéfico para diabéticos, funciona na prevenção do Alzheimer, auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Para ficar ainda mais atrativo, o arroz integral pode ser preparado com amêndoas ou quinoa.


O tradicional salpicão pode ser feito com cenoura ralada, iogurte, queijo minas, cottage ou ricota. As saladas também podem ser temperadas com limão, vinagre e mostarda, deixando de lado os produtos industrializados.

Publicidade


Frutas cristalizadas, que contêm muito açúcar, podem ser substituídas por nozes, amêndoas e castanhas, que combatem o alto colesterol e auxiliam na renovação dos cabelos e da pele.


A farofa incrementada com bacon, ovos e presunto também pode ficar saborosa se preparada com quinoa, gergelim e castanhas.

Para as sobremesas, as frutas são a melhor opção, pois já têm o açúcar natural necessário para garantir o sabor. Mas, se você quer fazer uma receita especial, as tortas podem ser feitas com farinha integral e açúcar mascavo, e a rabanada, assada, ao invés de frita, economizando calorias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade