Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Crocante e cremosa

Irresistíveis! Empadas que são verdadeiras preciosidades

Adriana Ito - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

''Crocante por fora, cremosa por dentro.'' O lema da Empadaria Nacional (Av. Bandeirantes, 127), em Londrina, é sincero e remete ao carinho com que o chef e sócio-proprietário Remir Trautwein prepara esses salgados. Até hoje, todas as empadas vendidas no local passaram pelas mãos de Trautwein, que conta com o auxílio de cozinheiras apenas para montar. ''Mais do que cozinhar, o que me dá satisfação mesmo é ver a pessoa suspirar quando come'', comenta o chef.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Trautwein tem um buffet com seu nome, e resolveu criar uma casa só de empadas devido ao sucesso que elas faziam primeiro entre amigos, depois no Cabaré do Festival Internacional de Teatro (Filo) e finalmente na Exposição Agropecuária, onde manteve um estande o ano passado.

Continua depois da publicidade


A empada da Empadaria é daquelas que você fica procurando a massa no meio de tanto recheio. E os recheios também são diferenciados: além dos tradicionais frango e palmito, a casa oferece ainda cabotiá com carne seca, camarão, bacalhau, beringela, abobrinha, chocolate, romeu e julieta, maçã e banana. Cada unidade custa R$ 3. Apenas três sabores custam um pouco mais caro (R$ 5).


Outro diferencial é a forma como o chef valoriza cada combinação. Na empada de cabotiá com carne seca, por exemplo, o recheio é preparado de modo a um sabor não sobressair sobre o outro. A carne é bem dessalgada e bem temperada, e o cabotiá tem seu sabor um pouco acentuado com a presença da castanha do pará da cobertura. Tudo isso mantendo o padrão cremoso do recheio e a massa leve e sequinha - e justificando por que essa é uma das mais pedidas da casa.


A vontade de bem-receber os clientes é tanta que Trautwein agora planeja inserir novos itens no cardápio, para agradar quem chega perguntando se tem coxinha ou outro salgado que não a empada. ''Vou trazer periodicamente um 'convidado especial' como uma coxinha de camarão, por exemplo, que fique um período aqui e depois seja substituído por outro 'convidado''', adianta o chef, que também está aceitando sugestões de novos sabores. ''A sugestão que for aprovada entrará para o cardápio, e daremos o devido crédito ao seu autor'', frisa.

Continua depois da publicidade

A Empadaria abre de segunda a quinta, das 12 às 20h. Nas sextas e sábados, a casa fica aberta das 12h até as 6h, para a satisfação dos baladeiros. ''A empada é um alimento excelente para a madrugada, já foi aprovada por gente do mundo inteiro'', brinca o chef, referindo-se ao público do Filo. A casa também entrega em domicílio.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade