Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lançamento

Livro reúne histórias e receitas da culinária do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
18 jan 2017 às 15:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um livro recheado com as histórias e receitas de 18 pratos típicos da culinária do Paraná, detalhando o modo de preparo de forma bem simples e com muitas fotos. É o que apresenta a publicação "O sabor de ser brasileiro – Gastronomia Regional Paranaense", dos chefs Cláudia Diana de Oliveira e Joelson Graciano Feliciano, professores de Gastronomia da UniFil.

"Sabemos que a gastronomia paranaense é a mistura das influências de todos os povos que aqui chegaram e das que aqui estavam. Pensando nisso, produzimos este livro contando um pouco da história e dando destaque aos pratos principais", escrevem no prefácio os autores, que contaram com a colaboração de dezenas de alunos na pesquisa e organização das informações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A publicação leva o leitor a um passeio gastronômico por praticamente todas as regiões do Paraná. Do tradicional Barreado servido no Litoral, cozido de carne bovina que é uma das atrações turísticas principalmente de Antonina e Morretes, ao peixe Pacu grelhado com pupunha - prato já integrado à cultura de Ribeirão Claro, um dos municípios da Rota das Águas no Norte Pioneiro.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


No Centro Ocidental, ganha destaque a Vaca atolada preparada com carne e mandioca em Boa Esperança, iguaria que originou uma festa na cidade próxima a Goioerê. Já no Sudoeste, os sabores vêm do leitão desossado, assado inteiro em churrasqueira e coberto com purê de mandioca e legumes. Conhecido anteriormente como Porco à paraguaia, virou Leitão a Dois Vizinhos e também ganhou uma festa realizada a cada dois anos no município.

Publicidade


Tem ainda a Quirerada oficializada por lei municipal como prato típico de Pitanga, na região Centro Sul, e feita à base de quirera de milho e carne suína. E ainda a apetitosa mistura de trigo, uvas passas, amendoim, castanha de caju, semente de papoula, mel e canela em pó que formam o Kutchiá, uma comida ucraniana difundida pelos imigrantes em Prudentópolis e outras cidades do Sudeste.


Os demais pratos da culinária paranaense e suas regiões são: Arroz ochentchê (Noroeste), Arroz tropeiro (Centro Sul), Bigos (Sudeste), Carne seca na moranga (Norte Central), carneiro no buraco (Centro Ocidental), Coxinha de farofa (Região Metropolitana de Curitiba), Entrevero (Centro Oriental), Frango na laranja (Sudoeste), Frango na telha com leite de coco (Noroeste), Pétalas de bacalhau com pupunha (Norte Central), Pintado na telha (Oeste) e a sobremesa Sagu.

Todas essas delícias estão descritas no livro publicado pela Editora UniFil, com textos em português e inglês. A primeira edição tem 150 exemplares, patrocinada pela Fundação Araucária – órgão estadual de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Em breve deve estar disponível para download.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade