Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Delícia espanhola

Paella... as cores, aromas e sabores do Mediterrâneo

Caroline Vicentini - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
- Marcos Zanutto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cores solares e aromas do Mediterrâneo aguçam os sentidos na hora de saborear a paella. Originária da região de Valência, na Espanha, a mistura de arroz, legumes, carnes e frutos do mar – alimento dos camponeses nos séculos XV e XVI – ganhou o mundo e diferentes variações. Há a tradicional, valenciana, que mistura carnes de frango, porco e frutos do mar; marinera (marinheira) – elaborada apenas com frutos do mar (camarão, mexilhão, vôngole), negra – feita com a tinta que se extrai da lula; e as que são preparadas com um só tipo de carne (frango, coelho, lagosta). Independente dos ingredientes, o que não pode faltar é o azeite, os pimentões, os tomates e o açafrão – condimento proveniente da flor de crocus – responsável pelo tom amarelado do arroz.

Natural de Málaga, principal cidade da Andaluzia, Maria del Carmen Alarcon Yoshida viu no prato principal das reuniões familiares e dos jantares entre amigos uma forma de ganhar dinheiro. Incentivada por apreciadores dos seus dotes culinários, Maria del Carmen começou há oito anos a vender pratos à base de frutos do mar. A propaganda boca-a-boca deu certo: hoje a cozinheira tem uma clientela fixa, que solicita pratos como casquinha de siri, salmão ao molho de maracujá, além, é claro, da paella – o carro-chefe. ‘Estou preparada para atender até 150 pessoas. É só me ligar com pelo menos sete horas de antecedência, informar o número de pessoas que entrego a paella quentinha no endereço indicado’, conta. A iguaria vai para a mesa do cliente em uma paellera – larga frigideira com dois cabos. O prato é vendido por porção e custa a partir de R$ 35 por pessoa, o pedido mínimo é para quatro pessoas. Não é cobrada taxa de entrega para Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Como ninguém elabora a mesma receita de paella, a de Maria del Carmen prima pela qualidade dos ingredientes e o respeito às tradições da terra natal, repassadas de mãe para filha. ‘Utilizo o arroz agulha, mesmo sendo mais difícil de dar o ponto. Todos os ingredientes são frescos. Acrescento o açafrão em pó para dar a cor e o em rama para dar o sabor ao prato. O camarão ganha uma textura especial porque é cozido no próprio vapor da panela. Faço questão de cozinhar na paellera porque o formato facilita o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual. O forno também é espanhol’, enumera. Impossível não repetir.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda

Maria del Carmen já está aceitando encomendas para as festas de final de ano. Mais informações e encomendas pelos telefones: (43) 3341-9625 e 9121-1754.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade