Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fácil e gostoso!

Picolés são perfeitos para refrescar os dias quentes; confira dicas e receitas

Redação Bonde
01 fev 2016 às 12:28
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nada é mais refrescante que um picolé para aplacar os dias quentes do verão! Há quem diga que picolé é coisa de criança, mas a verdade é que ele é apreciado por pessoas de todas as idades. Os primeiros eram de frutas, feitos a partir de suco em pó, mas hoje é possível encontrar diversos sabores, um mais saboroso que o outro!

Na origem, o picolé é sim, coisa de criança. E sua descoberta, há 110 anos, foi puro acaso. Um dia, em 1905, o garoto Frank Epperson, de 11 anos, esqueceu um copo de refresco (feito com suco em pó) na varanda de sua casa em São Francisco, na Califórnia. A temperatura caiu drasticamente naquela noite e o suco virou um bloco colorido de gelo. No copo, Frank tinha deixado um palito usado para mexer a bebida. Na manhã seguinte, voilà, nascia o picolé. O menino achou o invento acidental tão formidável que o levou para a escola e o dividiu com os amigos - igualmente maravilhados com o que ele chamou de Epsicle.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Mas foi só em 1923 que Epperson entendeu o potencial daquela brincadeira. Ele tinha uma banca de limonada num parque de diversões em Oakland, no mesmo Estado, e repetiu a experiência da infância com a garotada. Foi um sucesso, e o empresário rebatizou a novidade, inspirado pelas crianças que sempre pediam por Popsicle. Epperson registrou a patente em 19 de agosto de 1924 e, no ano seguinte, vendeu a invenção para a Joe Lowe Company, em Nova York. Três anos depois, o picolé rendeu a Epperson US$ 60 milhões só em royalties.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda

Em geral é muito fácil produzir picolés em casa, mas alguns truques podem deixar a iguaria ainda mais saborosa. Anote importantes dicas sugeridas pela profissional Heloísa Rodrigues, Coordenadora do Curso de Confeitaria e Panificação da Universidade Anhembi Morumbi, para acertar no preparo desta delícia.

Publicidade

Dicas para fazer um picolé

Use produtos profissionais, como liga neutra e glucose. Eles garantem a boa consistência do picolé. A liga neutra ajuda a retardar o derretimento. A glucose dá consistência sem adoçar tanto.

Publicidade

É preciso deixar a calda (o picolé em estado líquido) em um período de maturação. Para os picolés à base de água, deixe descansar duas horas na geladeira antes de levar ao freezer ou congelador. Para os picolés à base de leite, a recomendação é de 12 a 24 horas. Esse processo hidrata a liga neutra e a glucose.

Nos picolés feitos com polpa de fruta, acrescente suco de limão para ressaltar o sabor. A proporção: para cada quilo de polpa, 10 ml de suco de limão. Para que o limão perca a acidez, é só ferver o suco por cinco minutos.

Publicidade

Cuidado com a doçura. O açúcar é anticongelante. Picolés muito doces podem ficar pastosos.

Controle a ansiedade. Para ficar no ponto, o picolé necessita pelo menos 12 horas dentro do freezer ou do congelador caseiro.

Agora que você já tem todas as informações, que tal se arriscar e preparar em casa diversos sabores de picolé. A garotada vai adorar! Selecionamos 10 receitas para você se deliciar. Confira na galeria:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade