Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Do tempo da vovó...

Receita da nona: aprenda fazer a legítima Chiacchiere

Heloísa Prado - Redação Bonde
25 set 2012 às 12:04
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outro dia recebi algumas amigas para um chá da tarde, do tipo Clube da Luluzinha (homem não entra!). Além de pães, bolos, bolachinhas, resolvi preparar deliciosas Chiacchieres, conhecidas no Brasil como Cueca Virada ou Orelha de Gato. O sucesso foi tão grande que levantou uma discussão sobre a origem da receita. Conversa vai, conversa vem, algumas meninas lembraram ter visto, há algum tempo, uma matéria sobre o assunto aqui no Bonde e pediram bis. Então, atendendo a pedidos, posto novamente a receita da minha nona, que sempre conquista elogios!

Não se sabe ao certo de onde vem essa deliciosa massinha, apreciada em vários países. Para os poloneses – que se dizem os donos da receita - essa delícia se chama Chrusty ou Faworki. Já os italianos, como minha avó, têm a sua Chiacchiere. Outros atribuem a origem da receita a alemães e portugueses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas, a questão mais importante no caso dessa receita não é de onde ela veio, mas para onde ela deliciosamente vai! Sequinha, leve e 'engordante' a massa frita é um verdadeiro pecado, segundo o padrão de alimentação saudável, tão aconselhado hoje em dia. Por isso, que nos perdoem os nutricionistas, mas é impossível resistir a esta tentação!

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Por falar em avós, informo que esta receita que estou generosamente compartilhando com os leitores do Bonde, é uma legítima receita italiana, que está na família há muitos anos. Era da minha bisa (que ainda usava bicarbonato no lugar do fermento), passou para minha avó, minha mãe e finalmente chegou a mim. Fazendo uma pesquisa na web percebi que na verdade há pequenas variações de receita para receita. Mas o fato é que nunca experimentei uma Chiacchiere, Faworki ou Cueca Virada tão crocante e gostosa quanto as que eram feitas pela minha nona. Então, aproveite este ´presente' e corra para cozinha para fazer as suas. A receita é bem simples, rende muuuito e tem um inconfundível sabor de infância!

Publicidade


Chiacchiere


Ingredientes:

Publicidade


- 3 ovos
- 3/4 de xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 copo de leite
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó (químico)
- farinha de trigo até dar ponto
- 1 litro de óleo para fritar
- Açúcar refinado e canela a gosto


Preparo:

Publicidade


Em uma tigela funda misture todos os ingredientes, menos a farinha e bata bem. Aos poucos vá acrescentando a farinha até que a massa não grude nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Em seguida estique a massa com um rolo ou no cilindro, deixando-a bem fininha. Recorte pequenos retângulos e faça dois cortes no meio (no comprimento ou na diagonal). Junte duas pontas do retângulo.


Reprodução
Reprodução


Outra opção é fazer apenas um corte no meio do retângulo (no comprimento) e virar uma ponta da massa pelo corte. Trabalhe em uma mesa com bastante espaço, pois as massinhas não devem encostar umas nas outras para não grudar.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Em uma panela ou tacho aqueça pelo menos metade do óleo. Deixe ficar bem quente e frite as massinhas. Escorra em papel toalha e passe em açucar com canela. Sirva com o chá de sua preferência.


*Dicas: a medida que for fritando as massinhas, acrescente mais óleo e sempre espere ficar bem quente.

A fritura é rápida, por isso fique atenta para que as massinhas não fiquem muito escuras. O ideal é que uma pessoa prepare a massa e outra cuide da fritura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade