Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você sabia?

Sabe qual a diferença entre gelato e sorvete? Nós explicamos

Redação Bonde*
14 ago 2016 às 19:01
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Raros são os que conseguem resistir a um belo sorvete. Acredita-se que essa iguaria tenha sido inventada pelos chineses há mais de 3 mil anos. No início, a receita levava neve, mel, frutas e gema de ovo. Depois, a receita foi incrementada pelos árabes, que misturaram água, criando assim o sorbet. Anos mais tarde, os italianos acrescentaram leite e passaram a fabricar o produto numa máquina mantecadora, dando origem ao chamado gelato.

Lá, o produto é consumido em grande escala. Estima-se que seja três vezes mais que o consumo no Brasil, chegando a nove litros por pessoa ao ano. E, engana-se quem pensa que a delícia é tratada apenas como uma opção de sobremesa. O gelato é considerado um alimento completo, consumido a qualquer hora e estação, porque contém proteínas, açúcares, cálcio e ainda vitaminas, dependendo do sabor escolhido. Mas, afinal, o que difere o popular sorvete do tradicional gelato italiano?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As diferenças são muitas. Talvez a maior delas é que se trata de um produto fresco, produzido com ingredientes in natura. Consequentemente, o sabor, a textura e a qualidade se tornam bastante diferentes. À base líquida, composta por água e açúcar, acrescenta-se o leite e o sabor desejado. O equilíbrio entre a água e o açúcar é o que garante a textura ideal do gelato. Essa dosagem depende ainda do sabor a ser produzido. Alguns necessitam de mais açúcar que outros.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Ainda assim, a quantidade de açúcar no gelato é bem inferior à utilizada no sorvete. O gelato também possui menos ar. Aliás, esse é um fator muito importante para se chegar à consistência característica do produto. O gelato é ainda mantido e servido em temperaturas mais altas que o sorvete, entre -12 °C e - 14°C. É exatamente isso o que proporciona a diferença na textura e cremosidade entre os dois, além do que, quanto mais gelado um alimento, menos se consegue apreciar seu sabor.

Publicidade


Cabe ressaltar ainda que o gelato não possui aromatizantes, conservantes, emulsificantes ou corantes artificiais. Isso sem contar que possuem bem menos gordura do que o sorvete. Assim, é possível sentir melhor o sabor dos ingredientes, com uma dose extra de saúde.


Já os sorvetes, como normalmente são industrializados, são acrescidos de aditivos químicos, a fim de aumentar sua durabilidade. A temperatura, que gira em torno de -20°C a - 25°C, também ajuda na conservação, mas traz perdas na cremosidade e no sabor.

Publicidade


Agora que você já sabe as diferenças entre sorvete e gelato, não se deixe enganar. Se você procura um produto de alta qualidade, com alimentos nutritivos, que use poucas gorduras sem a adição de aromatizantes, conservantes e corantes, opte sempre pelo gelato.


Além de muito mais saudável, ele apresenta uma experiência gastronômica infinitamente superior à proporcionada pelo sorvete.

* Por Renata Florim, mestre sorveteira e gelatiere da franquia artesanal de gelato italiano Cuordicrema.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade