Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sabores variados

Saiba de onde vieram os principais tipos de queijo vendidos no Brasil

Redação Bonde
19 nov 2015 às 13:11
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vindos principalmente da Europa, os queijos conquistaram o paladar dos brasileiros, especialmente dos mineiros, que criaram suas próprias iguarias. Hoje o país produz mais de 70 tipos de queijo, mas alguns têm a preferência da população.

Segundo dados da ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), o perfil de consumo de queijos no Brasil ainda é baseado em queijos "convencionais", como muçarela, prato, requeijão e minas frescal. Juntos, eles representam mais de 70% da produção nacional. Muitos, como o requeijão, minas e prato são criações brasileiras, enquanto outros, como o parmesão, são inspirados em invenções estrangeiras. Um dos principais fatores na diferenciação entre os tipos de queijo é o tempo de maturação, quando eles ficam "envelhecendo" ou "curando" até atingir o ponto ideal. A muçarela passa, em média, por 11 dias de maturação. Já um parmesão pode ficar até três anos maturando!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conheça a seguir os principais tipos de queijo, suas origens e características:

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Queijos Franceses

Publicidade


Camembert - É um queijo macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, o camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece.


Saint Paulin - É um queijo de massa amarela, muito macia, untuosa e fechada, de sabor suave e sem acidez. Sua casca fina, amarelada, se forma com tratamento com água, salmoura e pequena dose de urucum. Pode ter acabamento de resina plástica ou parafina.
Destina-se a consumo puro, em sanduíches ou aperitivos.

Publicidade


Brie - O brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário.


Roquefort - É um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. O roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. O roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.

Publicidade


Queijos Ingleses


Cheddar - O cheddar é um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome. É muito popular em países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil é mais encontrado sob a forma de queijo processado fundido. Outra versão do queijo cheddar comercializada no Brasil é o queijo colby. O tradicional é duro, prensado, tem formato de tambor, com cerca de 28 kg e é amarrado com uma bandagem para garantir casca boa e dura, de cor marrom acinzentada. Seu interior é amarelo-ouro, que escurece de acordo com o envelhecimento do queijo. Contém cerca de 48% de gordura.

Publicidade


Queijo Cottage - O queijo cottage é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite. O cottage não é envelhecido.


Queijos Holandeses

Publicidade


Edam - É tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.


Gouda - Este tipo de queijo é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro.

Publicidade


Reino - Supõe-se que o queijo Reino tenha se originado no queijo edam holandês, que era importado do reino de Portugal para o Brasil. É um queijo firme, bem mais seco e de sabor acentuado. Deve ser curado por no mínimo 2 meses. Durante a maturação o queijo deve ser virado constantemente e a casca deve ser tratada com salmoura durante 2 a 3 semanas.


Em geral é produzido em formas cilíndricas ao redor de 1,5kg e embalado na tradicional lata metálica, da mesma forma em que atravessavam o oceano em navios. Pode ser cunsumido puro, em sanduíches ou em receitas culinárias.


Queijos Suíços


Emmental - É um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.


Gruyère - O gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.


Queijos Italianos


Gorgonzola - É um queijo com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.


Muçarela - Parte obrigatória da pizza, o queijo muçarela é o mais produzido no Brasil e no mundo. Ele é um dos tipos em que se costuma adicionar o corante urucum, daí sua cor amarelada. Enquanto sua consistência elástica deve-se à filagem - processo em que a massa fresca é esticada e comprimida várias vezes -, seu pH mais alto é um dos fatores que o tornam tão fácil de derreter.


Mozzarela de búfala


A Mussarela antigamente só era feita a partir do leite de búfala. Só bem mais tarde, com sua popularização, é que passou a ser fabricada a partir do leite de vaca. Bastante apreciada por sua maciez, a mozzarella de búfala - seu nome segue a grafia em italiano - deve essa característica ao fato de possuir um teor de gordura maior que o da sua prima bovina.


Parmesão - Original de Parma, o parmesão também é bastante popular por aqui - quem nunca cobriu uma macarronada com uma generosa camada de parmesão ralado? Há três tipos básicos: o montanhês, que fica em maturação por quatro meses; o parmesão em si, por mais de seis meses; e o premium, que passa até três anos maturando. Em comum, todos têm a característica casca mais escura, dura e bem oleosa. O Parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.


Provolone - O provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. Ele é produzido principalmente nas regiões da Lombardia e Veneto.


Ricota - É um queijo feito do soro resultante da fabricação de queijos como muçarela e provolone. O ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. É bastante difundida no meio culinário. Costuma atrair especialmente os que estão de dieta, pelo baixo teor de gordura. Assim como o minas frescal, o queijo ricota não passa por processo de maturação. Sua consistência leve e granulosa deve-se à falta quase completa de gordura.


Queijo Alemão


Tilsit - Criado da cidade prussiana de Tilsit, o tilsit tem algumas similaridades com os queijos holandeses semiduros e de massa lavada, introduzidos por imigrantes, no século XIX.Sua textura é aberta, sua massa amarela, com pequenas olhaduras, seu sabor é suave, puxado ao sabor das sementes de "kummel" (erva-doce) que são adicionadas a sua massa. Em geral é produzido em formas cilíndricas de 1,5 a 2 kilos. Destina-se a consumo puro, especialmente como aperitivo.


Queijos brasileiros


Meia-cura - Típico de Minas Gerais, o meia-cura (também conhecido como curado) é uma variação do minas frescal. Embora bastante parecidos na composição, o meia-cura passa por uma maturação de cerca de 30 dias, adquirindo uma consistência mais seca e firme. É o mais usado na fabricação do pão de queijo.


Minas Frescal - O nome já diz tudo: original de Minas Gerais, ele é um queijo fresco, ou seja, que não passa por período de maturação ou envelhecimento. Daí vem o sabor suave, muito apreciado para acompanhar sobremesas. Embora o minas frescal tenha poucas calorias, é engano pensar que todo queijo branco seja light. O cream cheese, por exemplo, está entre os tipos mais gordos que existem.


Prato - Também mineiro, o vice-líder do mercado brasileiro (com uma fatia de 20%) deve seu nascimento ao apetite de imigrantes dinamarqueses, que tentaram replicar por aqui os queijos danbo e tybo, típicos de seu país natal. Não conseguiram, mas acabaram criando uma nova iguaria. No momento do registro, o Ministério da Agricultura deixou-se levar pela aparência do queijo, esférico e chato, e acabou dando-lhe o nome de "prato".


Requeijão - A versão mais conhecida da iguaria, o requeijão cremoso, que geralmente é vendido em copos, nasceu na cidade de Poços de Caldas (MG). Ele é feito com leite desnatado, ao qual é adicionado creme de leite fresco.


Requeijão de corte - Comum no Norte e no Nordeste do país, tem vários nomes, como requeijão crioulo ou baiano. De consistência firme, é servido em blocos ou fatias. Diferencia-se do requeijão cremoso por não receber creme de leite e ser feito com leite integral.


Requeijão culinário (Catupiry) - É a variedade vendida em bisnagas, geralmente chamada de Catupiry (que é uma marca). Tem como principal diferença a termorresistência, ou seja, não derrete com facilidade, sendo assim usado em pizzas e outros alimentos que vão ao fogo.


Queijo coalho - Típico do Nordeste brasileiro, o queijo de coalho ficou famoso ao ser vendido nas praias em espetinhos assados na brasa. Ele é feito por meio da adição de coalho ou outras enzimas coagulantes ao leite. Uma de suas principais características é a ausência de fermento na fórmula. Essa é uma das razões por que ele demora a derreter.

Fonte: Revista Mundo Estranho (Abril), receitas da Tati e Queijos do Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade