Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doce sabor

Saiba em que pratos usar os diferentes tipos de açúcar

Redação Bonde
25 set 2013 às 10:01
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O refinado é o mais comum, presente na maioria dos açucareiros das mesas dos brasileiros. Mas certamente você já topou com os outros tipos de açúcar no mercado. Na lista, é possível encontrar o cristal, o de confeiteiro, o mascavo, o light e o orgânico. A diferença entre eles está no processo de produção, que interfere na sua cor, textura, quantidade de vitaminas, minerais e teor calórico, e também na sua forma de utilização. Confira quais são os mais comuns e saiba quando usar cada um:

Açúcar de confeiteiro: Mais homogêneo e com grãos superfinos, é indicado para o preparo de chantilly, coberturas e glacês. Trata-se de um açúcar bem fininho, semelhante a talco de bebê!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Açúcar cristal: Em seu processo de fabricação ele passa por menos etapas e, por isso, é composto por cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados. Possui praticamente as mesmas propriedades do açúcar refinado (veja abaixo). É indicado principalmente para o preparo de compotas e geleias, deixando-as com a aparência brilhante e apetitosa. Também pode ser usado para adoçar bebidas e preparar bolos e sobremesas.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Açúcar refinado: Tipo de açúcar adquirido a partir da purificação do açúcar cristal. A porção mais fina é separada para a obtenção do açúcar de confeiteiro e o restante é o açúcar refinado. Este é o tipo mais comum e fácil de encontrar nos supermercados e é composto por grãos finos e irregulares, que se dissolvem facilmente em bebidas e outras preparações. Pode ser usado em todos os tipos de receitas, de bolos a tortas e pudins, com moderação.

Publicidade


Açúcar light: É feito a partir de uma mistura de açúcar tradicional e sucralose (o único adoçante derivado da cana-de-açúcar). E, como a sucralose aumenta muito o poder de adoçamento do açúcar, possibilita o uso de apenas metade da quantidade habitual. Porém, como o produto também contém sacarose (açúcar comum), não deve ser consumido por diabéticos. Pode ser usado no preparo de qualquer receita, mas em quantidades menores, já que seu poder de adoçar é superior!


Açúcar mascavo: É escuro, úmido e tem o sabor acentuado, pois é extraído após o cozimento do caldo de cana. Por não passar pelo processo de refinamento, a qualidade nutricional do açúcar mascavo é melhor em relação à do açúcar refinado. Ele apresenta minerais que não estão presentes na versão refinada. Pode ser utilizado no preparo de bolos e tortas.


Açúcar demerara: Tipo de açúcar cristal de coloração caramelo e levemente mais úmido devido ao elevado teor de melaço de cana que envolve os cristais. Esse melaço proporciona um sabor mais acentuado ao adoçar bebidas e preparar receitas.

Açúcar orgânico: O diferencial deste tipo de açúcar é que a cana empregada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos. Além disso, o açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade, desde o plantio até a etapa final. Suas características nutricionais se assemelham às do açúcar mascavo, ou seja, ele apresenta uma quantidade maior de minerais em relação ao açúcar refinado. (Fonte: Sadia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade