Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seleção de receitas

Sopas são 'companhias' irresistíveis nos dias mais frios

Redação Bonde
25 jul 2013 às 12:53
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O frio chegou com força total e o clima pede comidas quentes e apetitosas. Com as temperaturas ainda mais baixas no período da noite, fica quase impossível degustar os pratos frios. Por isso, a opção mais saudável e 'aconchegante' nesta época do ano são as sopas.

Desde as mais simples até as mais incrementas, as sopas podem agradar aos mais diferentes paladares. Estão entre as formas mais antigas de refeição e as opções de receitas são as mais variadas. São alimentos leves e, a depender dos ingredientes escolhidos, podem ser muito nutritivas. Segundo alguns autores, foi a primeira comida elaborada pelo ser humano, se consideramos que as carnes de caça assadas diretamente no fogo não exigiam nenhuma preparação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

De acordo com a nutricionista Deborah Chiesa Borba, durante o inverno as sopas têm lugar de destaque na alimentação e proporcionam um regime alimentar equilibrado e altamente nutritivo. "No inverno é importante ingerir alimentos que aqueçam a temperatura do corpo. Além de fácil preparo, as sopas são digeridas facilmente e normalmente são alimentos com baixo teor calórico que suprem as necessidades do organismo. O ideal é sempre combinar algum tipo de carne com legumes e condimentos para não deixá-la muito líquida. E as cremosas são sempre mais apetitosas", destaca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

De sabores variados, estas delícias também podem fazer a alegria dos mais glutões, com receitas nada leves, que levam queijos, creme de leite, carnes mais gordas, mandioca...

Publicidade

As sopas podem ser servidas como prato único ou como primeiro prato de um almoço ou jantar. Geralmente são quentes, mas há também receitas de saborosas sopas frias, como o gazpacho, tradicional na Argentina, mas que vem ganhando espaço entre nós, incorporando-se pouco a pouco aos hábitos brasileiros.

A base das sopas são os caldos: de carne, de peixe, de ave ou de legumes. É uma medida prática preparar os caldos e conservá-los em refrigeração ou congelados para ir utilizando quando necessário. Podemos também usar os cubos de caldo industrializados, para um preparo mais rápido, se não tivermos o caldo pronto.

Publicidade

Para preparar um bom caldo cozinhe a carne (de preferência um pedaço que tenha osso) a ave, o peixe (pode-se usar a cabeça para fazer um bom caldo) ou os legumes, com temperos: cebola, alho, cheiro verde, durante pelo menos 2 horas em panela comum, ou 1 hora em panela de pressão. Coe e reserve. A carne, o frango e o peixe cozidos podem ser desfiados e aproveitados para fazer tortas, omeletes ou para enriquecer a própria sopa.

Para obter uma sopa rica do ponto de vista nutricional, siga alguns passos:

Publicidade

Quanto mais picadinhos os ingredientes, maior a quantidade de vitaminas dispersas no caldo;

Ao fazer a sopa prefira sempre água fria, para que os ingredientes liberem sabor, aroma e nutrientes durante o cozimento;

Publicidade

Use ervas como salsa, salsão, cebolinha, manjerona para aromatizar a sopa;

Para engrossar a sopa ou corrigir o sal use batata, mandioca ou mandioquinha salsa, que são ricas em carboidratos e conferem consistência aos pratos;

Publicidade

Use sobras de arroz, feijão, legumes e aparas de carne e frango para fazer sopas;

Um toque de gengibre enaltece o sabor de caldos e sopas à base de carnes vermelhas e frango;

Publicidade

Ingredientes gordurosos como bacon, linguça defumada, creme de leite, queijos e requijão aumentam o valor calórico da sopa, portanto use com moderação!

As sopas podem ser congeladas por até três meses.

Confira 12 sugestões para aquecer o inverno com sopas apetitosas e bem quentinhas!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade